O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, disse que as forças que resistem à ocupação e ao estabelecimento de um novo governo no Iraque serão derrotadas, ao lembrar o ataque de ontem ao helicóptero militar que conduzia soldados norte-americanos, quando 15 soldados morreram e 21 ficaram feridos.
"Em uma longa e difícil guerra, nós teremos dias trágicos como esse", disse Rumsfeld. "Mas esses dias são necessários. Eles são parte de uma guerra difícil e complicada".
Rumsfeld disse que mísseis terra-ar estão em toda a parte e eles têm capacidade de derrubar um helicóptero e que, portanto, de vez em quando isso vai acontecer.
Em comunicado, a Casa Branca diz que vai presistir na guerra contra o terror, porque os compromissos assumidos foram muito altos para se desistir agora. "O 11 de setembro nos ensinou que nós precisamos enfrentar o terrorismo e os regimes fora-da-lei com armas de destruição em massa antes que seja tarde",."
O ataque de domingo aconteceu depois de o Consulado norte-americano em Bagdá ter recebido aviso de que guerrilheiros estariam preparando um "dia da resistência" . O helicópterio viajava de Fallujah para Bagdá quando foi atingido, segundo informou o Comando Central dos Estados Unidos. Ele levava soldados que estariam saindo do território iraquiano para duas semanas de folga
Alguns dos soldados feridos chegaram nesta segunda-feira à Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.
Depois do acidente de domingo, o número de soldados norte-americanos mortos depois do encerramento oficial da guerra, em primeiro de maio, sobe para 136.
com informações da CNN
|