O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tirou do ar durante 30 minutos o site que dá acesso às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta sexta-feira. A página do exame ficou indisponível entre 13h e 13h30. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, o sistema estava sobrecarregado com o alto número de candidatos tentando acessar as notas, e os técnicos tiraram o site do ar para corrigir o problema.
Questionado sobre rumores de que a sobrecarga no sistema de consulta às notas possa ter sido causada por um ataque hacker, a assessoria de imprensa do Inep não confirmou nem negou a informação. Segundo o instituto, às 11h a página registrou um pico de 370 mil acessos simultâneos. Até as 16h, mais de 1,5 milhão de estudantes tinham acessado o sistema.
O Inep liberou nesta sexta-feira a consulta ao resultado das provas do Enem, aplicado em novembro deste ano. Porém, apesar de a nota já estar disponível na internet, os estudantes que fizeram a prova relataram durante todo o dia dificuldades para acessar o site. De acordo com órgão, o sistema está funcionando normalmente.
Nas redes sociais, usuários reclamam de problemas no momento de checar as notas por conta do excesso de visitas e as hashtags "Enem" e "Inep" estiveram entre os assuntos mais comentados do Twitter. Segundo os internautas, os dizeres: "Erro inesperado. Tente novamente mais tarde" é a mensagem que aparece quando o estudante tenta acessar suas notas digitando seu CPF ou seu número de inscrição.
Ontem, um dia antes da data estabelecida para a divulgação dos resultados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), alguns estudantes relataram terem conseguido visualizar a nota da redação. De acordo com o Inep, não houve vazamento de dados, já que as notas ficaram disponíveis propositalmente durante um teste no sistema que durou cerca de 30 minutos.