
As equipes brasileiras encaram duelos na altitude por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Em sorteio realizado nesta sexta-feira em Luque, no Paraguai, o São Paulo teve definido seu confronto com o Bolívar, da Bolívia. Já o Grêmio viaja até Quito, onde irá encarar a LDU, campeã do torneio em 2008. O Bolívar manda seus jogos em La Paz, com 3.640 metros. Já a LDU, em Quito, atua com a altitude de 2.850 metros. Caso avancem, são-paulinos e gremistas irão para grupos com equipes brasileiras.
Os jogos de ida pela primeira fase da Copa Libertadores devem ocorrer na penúltima semana do mês de janeiro. Os confrontos de volta serão realizados em 31 de janeiro, 1 de fevereiro e 2 de fevereiro. As equipes que vencerem seus confrontos ascendem até a fase de grupos. O São Paulo atua no Morumbi e depois viaja até La Paz. O Grêmio faz caminho inverso e decide a vaga em Porto Alegre.
De volta à Libertadores, o São Paulo havia manifestado o desejo de não enfrentar a LDU Quito por razões logísticas e também pela força do adversário, terceiro melhor do Campeonato Equatoriano em 2012. Por outro lado, não teve alívio no que diz respeito à altitude e deverá ir até La Paz. A equipe boliviana foi a 38ª a confirmar sua vaga na Copa Libertadores no meio desta semana.
Comandante do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo novamente encara a chamada Pré-Libertadores, já que teve pela frente, há um ano com o Flamengo, o Real Potosí. Em 2004, no comando do Santos, Luxemburgo eliminou a mesma LDU Quito pelas oitavas de final da Libertadores.
Caso avance até a fase seguinte, o Grêmio irá ao Grupo 8 com os seguintes adversários: Fluminense, Huachipato (Chile) e Caracas (Venezuela). Já o São Paulo iria ao Grupo 3 com Arsenal de Sarandí (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Atlético-MG.
São Paulo lamenta viagem a La Paz e prevê "grupo difícil" com Atlético-MG
Segundo o diretor de futebol Adalberto Batista, o São Paulo queria evitar dois adversários na fase preliminar da Copa Libertadores da América por causa da altitude: a LDU e o Bolívar. Ao final, o sorteio realizado nesta sexta-feira na sede da Conmebol, em Luque, colocou justamente a equipe boliviana diante da brasileira. “Não tivemos muita sorte, porque acabamos tendo de decidir a vaga em La Paz. Mas isso é Libertadores, temos de encarar, fazer uma boa preparação na volta das férias para conseguir encarar essa partida com força máxima e foco total”, disse Batista em entrevista ao canal Fox Sports.
O São Paulo faz a partida de ida contra o Bolívar no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e decide a vaga no Estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz, cidade situada a pouco mais de 3.600 m do nível do mar. Caso confirme a classificação, o time tricolor integrará o Grupo 3 da Libertadores, ao lado de Atlético-MG, Arsenal de Sarandi e The Strongest. “Depois (podemos) encarar um grupo difícil com o Atlético-MG e um time argentino, mas isso é Libertadores”, afirmou Batista, repetindo essa última expressão.

|