Brasileiro sofre para reaver passaporte com visto para EUA

 

Turismo - 15/12/2012 - 16:24:18

 

Brasileiro sofre para reaver passaporte com visto para EUA

 

Da Redação com G1

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Documento demora por conta de disputa pelo direito do serviço de entrega

Documento demora por conta de disputa pelo direito do serviço de entrega

Às vésperas das festas de fim de ano, uma disputa jurídica entre os Correios e a embaixada americana vem deixando ansiosos centenas de brasileiros, que planejam viajar aos Estados Unidos e enfrentam problemas para receberem de volta os passaportes com o visto. Por trás do atraso, está a disputa pelo controle do serviço de entrega dos documentos, que vinha sendo realizado pela empresa DHL Express. Os Correios entendem que isso contraria a legislação que lhe garante exclusividade no país.

O Consulado disponibilizou um novo endereço de e-mail para direcionar as questões relacionadas à entrega de passaportes: entrega@usvisa-info.com. A resposta será recebida em até um dia útil.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, de outubro de 2011 a setembro passado, a embaixada americana, em Brasília, e os consulados do Rio, São Paulo e Recife concederam 555 mil vistos, 59% a mais do que no mesmo período do ano anterior, quando foram concedidos 350 mil vistos a brasileiros. Os dados são do Departamento de Estado americano. Desde abril passado, a embaixada dos EUA vem usando os serviços da empresa CSC, responsável pelo cadastramento de impressões digitais e fotografias dos interessados em tirar o visto, e da DHL, que vinha fazendo a entrega dos passaportes.

Em outubro passado, os Correios conseguiram no Tribunal Regional Federal, em São Paulo, liminar que impedia que o serviço postal fosse realizado pela DHL. Desde então, os Correios tentam retomar a distribuição dos documentos. Enquanto o imbroglio não é resolvido, brasileiros enfrentam problemas para pegar de volta seus passaportes. Em nota, os Correios ressaltaram que hoje não realizam a entrega dos passaportes e, portanto, não são responsáveis por eventuais atrasos, apesar de terem sido os responsáveis pela suspensão da entrega pela DHL por meio de ação judicial. O prejuízo final está por conta do contribuinte que teve suas viagens canceladas ou ainda no custeio de despesas com transferências.

Fica a pergunta: quem deve ser responsabilizado por tamanha falta de respeito com a população seja pelo dano material como pelo dano moral?

Em nota divulgada na sexta-feira, 14, a Missão Diplomática do Brasil e a empresa CSC informam que “estão empenhados em resolver a questão do atraso na entrega até 31 de dezembro”.

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