
O técnico Tite confirmou a mudança na escalação titular do Corinthians para a decisão do Mundial de Clubes da Fifa. O treinador irá colocar o meio-campista Douglas no banco de reservas e irá promover a entrada do atacante Jorge Henrique, em opção por um time mais veloz no campo ofensivo, em formação que jamais atuou junta.
"Conversei com os atletas e projetei em relação ao treinamento que faremos na sequência. O Jorge Henrique entra no time como armador e ficamos com mais um jogador de velocidade, com o Danilo atuando mais por dentro. Sai o Douglas", disse Tite, em entrevista neste sábado no Estádio Nissan, em Yokohama.
Dessa forma, o time que entrará em campo para representar o clube do Parque São Jorge naquele que é um dos jogos mais importantes de sua história contará com: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique e Emerson; Guerrero.
Assim, o comandante escala uma formação que jamais atuou junta pelo Corinthians. Jorge Henrique fará a função de ala direita pelo setor ofensivo, atuando em uma linha de três ao lado de Danilo (central) e Emerson (pelo lado esquerdo), com Guerrero ficando mais centralizado na posição de centroavante.
"Essa mudança tem um componente. No primeiro jogo queríamos mais posse de bola e deixando que a equipe se construa. Temos que observar o desempenho do atleta e daquilo que a equipe possa produzir dentro de campo", explicou Tite, se referindo ao duelo da semifinal, contra o Al Ahly.
Corinthians deverá entrar em campo com Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Guerrero e Emerson.
O Corinthians encara o Chelsea neste domingo, no Estádio Nissan, em Yokohama, a partir das 8h30 (de Brasília). Se vencer, se sagra campeão mundial pela segunda vez em sua história - já venceu a competição organizada pela Fifa no ano 2000.
Jorge Henrique admite surpresa por escalação e se diz pronto
A mudança na equipe principal do Corinthians para a decisão do Mundial de Clubes da Fifa não surpreendeu apenas aos torcedores, que viram o meia Douglas ser titular em 35 das 38 partidas do time no Campeonato Brasileiro. O atacante Jorge Henrique, que voltou a ser titular, admitiu surpresa pelo fato, mas afirmou estar pronto para atuar no jogo mais importante do ano.
"Estou preparado. Vinha trabalhando, vindo de contusão e buscando meu espaço na equipe. Vou fazer de tudo para ajudar meus companheiros a fazerem uma grande partida", disse o atleta, que ainda afirmou ter sido chamado por Tite para conversar, na véspera do duelo contra o Chelsea - a decisão ocorre neste domingo, às 8h30. em Yokohama.
"Foi uma conversa tranquila, ele já me conhece há bastante tempo e sabe o que eu posso fazer a favor da equipe. Fiquei um pouco surpreso, pois o Douglas vinha muito bem no Brasileiro e no primeiro jogo, não esperava. Mas estou preparado para o que der e vier", acrescentou.
Com isso, Jorge Henrique retorna ao time titular do Corinthians após um período instável. O camisa 23 fez parte da equipe principal durante toda a campanha vitoriosa na Copa Libertadores, mas sofreu com lesões após o título continental e viveu segundo semestre de poucas atuações. Contudo, foi premiado pela insistência nos treinos e por opção tática de Tite.
"Tive sorte de estar bem, com saúde para fazer o que eu mais gosto. É oportunidade, independente de estar bem ou não você tem de estar pronto para ajudar a equipe", afirmou Jorge Henrique, que será colocado por Tite para auxiliar Alessandro na marcação do belga Hazard pela ala direita.
