Toyota entrega 20 Prius para frota de táxis de São Paulo
Da Redação com agências
Foto(s): Divulgação / Arquivo
Toyota entrega carro para taxis de SP
A Toyota entregou 20 carros modelo híbrido Prius a empresas que aderiram ao Programa de Táxis Híbridos, implementado pela prefeitura de São Paulo em 19 de junho de 2012, de acordo com informações da assessoria de imprensa da empresa.
O decreto, que visa iniciar e incentivar a operação de táxis “verdes” (movidos a energias mais limpas e sustentáveis), a empresa deverá ofertar outros 96 carros, totalizando 116. Pelas regras, as empresas interessadas deverão comprar pacotes com, no mínimo, cinco carros, sendo que obrigatoriamente dois deles precisam ser híbridos, dois flex e um acessível, para atender pessoas com necessidades especiais.
O Prius, lançado em 1997, foi o primeiro veículo da história equipado com motores a gasolina e elétrico. Segundo a empresa, suas vendas já ultrapassaram a marca de 3,2 milhões de unidades em todo o mundo. O modelo chega ao Brasil em sua terceira geração. O modelo conta com motor a gasolina de ciclo Atkinson, com quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798 cilindradas. O motor elétrico de 650 Volts possui corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão. O Prius vendido no Brasil tem potência máxima combinada (motores a combustão e elétrico funcionando juntos) de 138 cavalos.
O modelo conta com 95% dos componentes da bateria de alta voltagem reutilizáveis, além de conter 85% das peças recicláveis. Conforme a empresa, a tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos gás carbônico em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada. O carro atinge até 25,5 km/l, com uma autonomia de 1150 km.
FICHA TÉCNICA: TOYOTA PRIUS
Motor:
A gasolina, dianteiro, transversal, 1.798 cm3, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo de válvulas no cabeçote com variação na abertura das válvulas. Injeção eletrônica de combustível. Gerador elétrico com 650 V e 28 módulos de baterias.
Potência:
137 cv combinados (99 cv a 5.200 rpm do motor a combustão e 80 cv do gerador elétrico).
Torque:
14,4 kgfm a 4 mil rpm (motor a combustão) e 21,1 kgfm (gerador elétrico).
Transmissão:
Câmbio automático do tipo CVT (de variação contínua), com uma marcha a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Alimentação:
Injeção eletrônica; partida elétrica.
Diâmetro e curso:
80,5 mm x 88,3 mm.
Taxa de compressão: 13.0:1
Suspensão:
Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade. Freios: Dianteiros a discos ventilados e traseiros a discos rígidos. Oferece ABS e EBD.
Carroceria:
Hatchback com quatro portas e cinco lugares. Com 4,46 metros de comprimento, 1,74 m de largura, 1,49 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Oferece sete airbags: dois frontais, dois laterais dianteiros, dois do tipo cortina e um para o joelho do motorista.