Em Paris, Dilma diz que acusações de Valério a Lula são "lamentáveis"

 

Politica - 11/12/2012 - 19:39:23

 

Em Paris, Dilma diz que acusações de Valério a Lula são "lamentáveis"

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff participaram nesta terça-feira da abertura do Fórum pelo Progresso Social: o Crescimento como Saída da Crise

O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff participaram nesta terça-feira da abertura do Fórum pelo Progresso Social: o Crescimento como Saída da Crise

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (11), em Paris, que considera “lamentáveis as tentativas de desgastar” a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comentar as novas declarações atribuídas ao publicitário Marcos Valério e publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com reportagem de hoje do jornal, Valério disse em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema do mensalão e que se beneficiou dele.

“É sabida minha admiração, o meu respeito e minha amizade pelo presidente Lula. Portanto eu repudio todas as tentativas – e essa não seria a primeira – de tentar destituí-lo da sua imensa carga de respeito que o povo brasileiro lhe tem”, respondeu Dilma, durante uma entrevista coletiva ao lado do presidente francês François Hollande, no Palácio do Eliseu.

Dilma está em visita oficial à França e participou mais cedo – ao lado do ex-presidente Lula - da abertura do Fórum pelo Progresso Social - O Crescimento como Saída para a Crise, na capital francesa. O evento foi organizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean Jaurès.

“Essa é uma questão que devo responder no Brasil, mas não poderia deixar de assinalar que considero lamentáveis essas tentativas de desgastar a imagem do presidente Lula”, acrescentou.

De acordo com o jornal paulista, Valério disse no depoimento, em setembro passado, que Lula autorizou empréstimos dos bancos Rural e BMG para o PT com o objetivo de viabilizar o esquema de pagamento de propina a parlamentares, apurado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

O depoimento ocorreu quando Valério já havia sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 40 anos de prisão pelos crimes de corrupção, peculato, evasão de divisas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro na ação penal.

Lula rebate acusações de Marcos Valério

Em Paris, ao ser indagado sobre as denúncias de Marcos Valério -de que teria pago por "despesas pessoais" de Lula com dinheiro do mensalão -, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com uma curta frase:

"É tudo mentira!", afirma o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva.

 

Segundo reportagem de O Estado de S.Paulo, Marcos Valério disse, em novo depoimento à Procuradoria-Geral da República, em setembro, que o esquema do mensalão ajudou a pagar "despesas pessoais" do ex-presidente em 2003. Além disso, Valério afirmou que Lula deu aval, em reunião no Palácio do Planalto, para empréstimos dos bancos que irrigariam os pagamentos de parlamentares da base de seu governo.

 

Ainda segundo o jornal, o empresário afirmou à PGR que os R$ 4 milhões pagos para sua defesa, na figura do advogado Marcelo Leonardo, para defendê-lo do processo do mensalão, foram dados pelo PT, e que o assessor Paulo Okamotto, que hoje dirige o Instituto Lula, teria o ameaçado de morte. Okamotto, que acompanha Lula na viagem à Europa, negou as acusações.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo