A próxima geração de cartões de crédito poderá incorporar teclado com 12 teclas, um microprocessador e uma tela alfanumérica embutida, como o protótipo chamado Dispositivo com Autenticação Embutida (Credit Card Embedded Authentication Device), desenvolvido pelas companhias Innovative Card Technologies e eMue Technologies.
Em formato padrão de cartão de crédito, o aparelho traz vários modos de autenticação para o uso em transações online, por telefone ou em caixas eletrônicos. Com ele, o usuário poderia entrar com seu PIN secreto a partir do teclado numérico do dispositivo para então receber um código numérico para usar uma vez. Já para autorizar uma transação bancária, a senha é digitada na interface e validada instantaneamente por um servidor de autenticação.
O novo cartão oferece uma forma amigável de defender os clientes de fraudes eletrônicas no setor bancário - um problema que tem um custo anual para as instituições financeiras estimado em US$ 4 bilhões, de acordo com o gizmag Art.
Os desenvolvedores acreditam que o cartão de crédito com teclado alfanumérico embutido evita que o usuário coloque seu PIN em risco ao digitá-lo pelo navegador de Internet.
O Dispositivo com Autenticação Embutida será apresentado ao consumidor durante o evento de segurança digital Cartes & Identification, entre os dias 13 e 15 de novembro, em Paris.
|