Os principais candidatos à presidência do PT criticam a proposta de um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na opinião da maioria deles, o debate é precipitado, segundo a Folha de S.Paulo.
Apesar de não descartar a discussão, o presidente atual da sigla, Ricardo Berzoini, acredita que se o próprio Lula descartou a proposta, não há motivos para especulação do partido.
Candidato para presidente a sigla pela corrente Mensagem ao partido, Eduardo Cardozo destacou que o fato de a discussão ser grande sobre o assunto, há uma diferença entre os filiados defenderem a tese do terceiro mandato e isso se tornar uma política partidária.
Valter Pomar, que concorre pela Articulação de Esquerda, o movimento que defende a prorrogação do governo de Lula em um novo período está relacionado com as crenças sobre quem poderia vencer as eleições de 2010 contra o candidato tucano.
Pela Novo rumo, Jilmar Tatto faz um alerta sobre um possível risco à democracia que seria decorrente dessa decisão. "Temos que respeitar as regras", disse.
|