O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou na tarde dessa segunda-feira uma mensagem para a presidente eleita da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, mulher do atual presidente, Nestor Kirchner. Na correspondência, Lula afirma que a vitória da senadora representa a aprovação popular das mudanças promovidas por Nestor à frente do país vizinho. O presidente reforçou o convite para que Cristina visite o Brasil assim que possível.
"A consagradora manifestação das urnas põe em relevo as esperanças que a cidadania argentina deposita em Vossa Excelência. Representa também um claro endosso à continuidade do seguro processo de transformação que, sob a liderança do Presidente Nestor Kirchner, recolocou a Argentina no rumo do desenvolvimento, da prosperidade e da justiça social, e reafirmou sua presença soberana no mundo", diz a mensagem.
Lula afirma ainda que o Brasil vai continuar fortalecendo a relação dos dois países e aprofundar a união do Mercosul.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também enviou uma mensagem para a nova presidente eleita. Segundo ele, a vitória da senadora significa uma vitória para a democracia argentina.
Confira a íntegra da mensagem de Lula:
"Reiterando os votos que transmiti a Vossa Excelência em nossa conversa telefônica de ontem (domingo), é uma honra registrar nesta mensagem, em nome do Governo e de todos os brasileiros, os mais efusivos cumprimentos por sua eleição para a Presidência da Nação Argentina.
A consagradora manifestação das urnas põe em relevo as esperanças que a cidadania argentina deposita em Vossa Excelência. Representa também um claro endosso à continuidade do seguro processo de transformação que, sob a liderança do Presidente Néstor Kirchner, recolocou a Argentina no rumo do desenvolvimento, da prosperidade e da justiça social, e reafirmou sua presença soberana no mundo.
Para o Brasil, essa é uma oportunidade ainda maior de seguir fortalecendo a parceria estratégica e os esforços comuns de aprofundamento do Mercosul e do processo de integração sul-americana.
Vossa Excelência pode estar segura de meu compromisso pessoal de seguir conferindo à relação bilateral importância central nas políticas do Governo brasileiro.
Nesse sentido, tenho grande prazer em renovar o convite para recebê-la no Brasil como Presidenta eleita da Nação Argentina.
Ao desejar-lhe os melhores êxitos e renovar meus votos de felicidade, paz e prosperidade a todo o povo argentino, reitero a Vossa Excelência meus protestos de estima e de elevada consideração."
Confira a íntegra da mensagem de Celso Amorim:
"É com grande satisfação que me somo às felicitações do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição à Presidência da Nação Argentina. Essa é uma vitória da democracia argentina.
Como Vossa Excelência tem ressaltado, sua eleição representa, ao mesmo tempo, continuidade e inovação.
A manutenção do processo de crescimento com justiça social é uma clara demanda do povo argentino, que alenta igualmente a esperança de que as conquistas recentes possam ser ampliadas e aprofundadas.
A eleição de Vossa Excelência representa, ademais, oportunidade singular, tal como mencionado em sua recente visita ao Brasil, para promover um salto qualitativo nas relações bilaterais.
A parceria estratégica entre o Brasil e a Argentina é o motor da integração regional e instrumento para nossa inserção soberana no sistema internacional.
É com esse espírito que aguardamos sua próxima visita como Presidente eleita ao Brasil.
Ao desejar-lhe os melhores êxitos na função em que o povo argentino decidiu investi-la, reitero a Vossa Excelência meus protestos de estima e de elevada consideração."
|