O prefeito de São Bernardo, William Dib, anunciou nesta quarta-feira, 24 de outubro, no 19º andar do Paço Municipal, o início de três grandes obras do Programa São Bernardo Moderna. A previsão é que as intervenções de alargamento da avenida Pereira Barreto, duplicação da avenida Pery Ronchetti e a otimização do sistema formado pelas avenidas Vivaldi e Senador Vergueiro, comecem na próxima segunda-feira, 29 de outubro. As três intervenções contam com licenciamento ambiental e totalizam investimento de cerca de R$ 24,8 milhões.
O início destas três obras simboliza a participação mais efetiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Programa São Bernardo Moderna. "As obras já tinham sido iniciadas pela Prefeitura, como, por exemplo, a duplicação da avenida Tiradentes até a Praça dos Bombeiros, a adequação do trevo do Km 18 da via Anchieta e a construção da avenida Aldino Pinotti, além da ligação das ruas Kara com Atibaia. Porém todas essas intervenções vinham sendo executadas com recursos próprios. Agora, com a participação mais efetiva do BID, São Bernardo poderá contar com obras em ritmo mais acelerado", afirmou o prefeito William Dib.
O anúncio das obras foi acompanhado pelo ex-secretário municipal Eurico Leite, responsável pela elaboração do projeto, e pelos secretários e assessores municipais Osmar Mendonça, Tunico Vieira, Maurício de Castro, Erival Daré, Ademir Silvestre, José Fiorizzi, Duílio Pisaneschi e pelo coordenador de Ações Comunitárias, Maurício Soares, que era o prefeito na época do lançamento do Programa São Bernardo Moderna. Além do ex-deputado federal Edinho Montemor.
"São Bernardo tem vivido um bom momento e hoje é visível que estamos agregando valores à cidade, com vários empreendimentos, qualificação da mão-de-obra e transformando nosso município em um dos melhores lugares para investimento do país. E essas obras são fundamentais não só para o desenvolvimento econômico, como também social e ambiental de São Bernardo", afirmou o prefeito.
O alargamento da avenida Pereira Barreto e duplicação da avenida Pery Ronchetti têm prazo de conclusão de 18 meses. A otimização do sistema formado pelas avenidas Vivaldi e Senador Vergueiro, deve ficar pronta em 21 meses.
Programa – Aprovado pelo BID, e com autorização do Senado Federal, o São Bernardo Moderna prevê uma completa revitalização viária, ambiental e social, com reflexos no desenvolvimento econômico. O programa é o maior que a instituição financia em um município do Brasil, exceto capitais, e vai preparar a cidade para o futuro, transformando São Bernardo com mais de 800 intervenções em diferentes áreas.
No total, serão investidos US$ 254 milhões em duas fases, sendo US$ 120 milhões na primeira (US$ 72 milhões financiados pelo BID e uma contrapartida de US$ 48 milhões da administração municipal). A segunda fase custará em torno de US$ 134 milhões.
Todos os recursos serão empregados em um conjunto de obras, intervenções, equipamentos e serviços, cujo objetivo é fazer do município um moderno pólo de desenvolvimento e geração de emprego e renda. Estima-se que a implementação do programa irá gerar 22 mil empregos diretos e outros 62 mil indiretos, em São Bernardo.
Apesar de ter como porta de entrada 24 intervenções viárias, o Programa São Bernardo Moderna vai muito além de obras viárias. A capacitação de profissionais e a compra de equipamentos e programas permitirão, por exemplo, uma mudança na cultura ambiental, com possibilidade de monitoramento de áreas via satélite, concessão de licenciamento ambiental e construção de parques para a compensação ambiental, entre outras intervenções.
Alargamento da avenida Pereira Barreto
Execução da terceira faixa de rolamento na avenida Pereira Barreto, na pista sentido Santo André/São Bernardo, entre a rua José Versolato até a rua Atibaia, em uma extensão aproximada de 450 metros.
Para tanto, haverá a necessidade de implantação de muros de contenção em quase toda a extensão da intervenção, em concreto armado, apoiados em estacas.
Os objetivos da obra são:
Melhorar as condições de operação do tráfego intenso proveniente de Santo André em direção à São Bernardo do Campo, Diadema e via Anchieta
Empreiteira: Consórcio Viário São Bernardo (Coesa/Concremat)
Valor: R$ 2.405.692,98
Prazo de execução: 18 meses
Financiamento BID: 70%
Duplicação da Avenida Pery Rochetti
Duplicação da avenida Pery Ronchetti em uma extensão aproximada de 850 metros e canalização em galeria do córrego Saracantã entre as ruas Marechal Deodoro e Princesa Maria Amélia, em uma extensão aproximada de 780 metros.
A via existente da avenida Pery Ronchetti, neste mesmo trecho, sofrerá intervenções, devido à necessidade de remanejamento das tubulações de coletor tronco de esgoto e de adutora de água, localizados sob a pista, e à amplitude das escavações para a implantação da canalização.
A canalização se dará em galeria de concreto de seção retangular, de modo que possa suportar a segunda pista da avenida, a ser implantada sobre a mesma, minimizando as desapropriações.
Ainda está prevista a implantação de ciclovia bidirecional no canteiro central das duas pistas de rolamento.
Os objetivos da obra são:
Facilitar a ligação dos bairros Nova Petrópolis, parte do bairro Baeta Neves e Parque São Bernardo ao centro da cidade e seu acesso à Via Anchieta.
Empreiteira: Consórcio Viário São Bernardo (Coesa/Concremat)
Valor: R$ 17.083.563,07
Prazo de execução: 18 meses
Financiamento BID: 70%
Otimização do sistema formado pelas avenidas Vivaldi e Vergueiro
Implantação de um par binário de vias constituído pelas avenida Vivaldi e Senador Vergueiro, numa extensão total de cerca de 4.000 metros, com implantação de transposições em desnível nas avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi e na rua Brasil sobre o Anel Viário Metropolitano, utilizando-se de rebaixamento do Anel, com contenção lateral de paredes.
Nesta primeira etapa de implantação da intervenção, no segmento entre a avenida Aguapés e a rua Afonsina, a avenida Senador Vergueiro passará a operar no sentido Rudge Ramos – Centro, com faixa exclusiva à direita para ônibus, e mais duas faixas para o tráfego geral. Neste caso, a avenida Vivaldi passará a operar em sentido único da avenida Aguapés para a rua Afonsina, abrigando também duas faixas para o tráfego geral e mais uma faixa exclusiva à direita para ônibus até a rua Uberaba, quando os ônibus são transferidos para a avenida Brasil.
A solução prevê, portanto, a implantação de pequenos alargamentos e adequações geométricas. Foram realizadas pequenas desapropriações, remoções de postes e ajustes na drenagem das pistas, frisagens com recapeamentos e trechos de pavimentos novos, além de total reformulação da sinalização destas vias.
Os objetivos da obra são:
Redução do tempo de viagem dos usuários de transporte coletivo que utilizam a avenida Senador Vergueiro e nos congestionamentos que ocorrem diariamente nesta via, reduzindo o tempo de viagem na ligação Centro – Rudge Ramos;
Organização e melhoria nas condições gerais de operação de todo sistema viário na região, principalmente com a associação da implantação da intervenção.
Empreiteira: Emparsanco SA
Valor: R$ 5.315.042,84
Prazo de execução: 21 meses
Financiamento BID: 70%
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