A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Bernardo promove no dia 20 de outubro o workshop Desenho e História em Quadrinhos, com um dos maiores ilustradores e quadrinistas brasileiros vivos – Eugênio Colonnese, atualmente com 74 anos. A atividade é gratuita e será realizada a partir das 10h na Gibiteca Municipal. Rua Jurubatuba, 1.415 - Centro, tels.: 4125-7993 / 4330-2888.
Na programação, Colonnese falará sobre seu processo de criação e confecção de personagens e story boards, além de responder perguntas sobre sua carreira e a "Época de Ouro do Quadrinho Nacional", nos anos 50, 60 e 70. Italiano de nascimento e radicado no Brasil, Colonnese tem entre a sua vasta produção histórias em quadrinhos, cartazes de cinema e desenhos publicitários, tendo como sua criação mais famosa a irresistível mulher vampira "Mirza", criada em 1967. Especializou-se em quadrinhos de guerra e super-heróis, tornando-se notável também pelos quadrinhos no gênero terror, desenhando inclusive cartazes para o cineasta José Mojica Marins – o popular Zé do Caixão. Colonnese teve ainda importante passagem como ilustrador de livros didáticos.
Convidados ilustres - Os artistas argentinos Rodolfo Zalla e Osvaldo Talo, que trabalharam com Colonnese, estarão presentes no workshop e ao final do evento ficarão à disposição do público para uma conversa informal. Zalla se destacou na década de 80 como editor de quadrinhos, publicando entre 1981 e 1993 as revistas "Calafrio e Mestres do Terror". O outro convidado, Osvaldo Talo, começou sua careira nos anos 60 como assistente de Eugênio Colonnese. Trabalhou ainda como quadrinista e roterista de inúmeras histórias de terror e guerra. Dentre, seus trabalhos mais importantes estão os personagens para HQ como: "O Vigilante Rodoviário", "Targo" e "Capitão 7".
Exposição – Até 4 de novembro, os fãs de Colonnese também poderão visitar duas exposições com a produção do artista: Eugênio colonnese – Cinema, Quadrinhos e outros Traços, no saguão do Teatro Cacilda Becker, com visitação de terça-feira a domingo, das 15h às 21h. A segunda exposição, Criador e Criaturas: Mirza e o Morto do Pântano, está na Biblioteca Monteiro Lobato (R. Jurubatuba, 1.415, tel.: 4330-2888). De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 14h.
|