A Pirelli escolheu Xangai para o cenário de seu calendário 2008, com a atriz Maggie Cheung entre as mulheres escolhidas para estrelar o projeto, que demonstra a crescente importância da China como força econômica e cultural.
A fabricante italiana de pneus contratou o francês Patrick Demarchelier, famoso no mundo da moda, para fotografar Cheung, estrela de filmes como Amor à Flor da Pele (2000), de Wong Kar Wai, e outras 10 mulheres para a 35ª edição de seu famoso calendário.
O trabalho anterior de Demarchelier com a Pirelli foi para o calendário de 2005, com modelos brasileiras no Rio de Janeiro.
O projeto ficará pronto em 29 de novembro, dois dias depois da abertura da fábrica da Pirelli na cidade de Yanzhou, na região de Shandong. A fábrica irá produzir pneus para um país cuja economia se transformou em um dos maiores mercados de carro.
Apesar da grande publicidade feita em torno do calendário, ele não é vendido ao público e sim enviado como presente exclusivo de Natal para pessoas de uma lista especial da empresa, como príncipe Charles e o líder do U2, Bono.
O calendário de 2008 terá 20 mil cópias, cerca de 10 mil a menos que o número deste ano. "É para preservar sua exclusividade", disse a Pirelli em comunicado.
O calendário ficou famoso por suas fotos artísticas de mulheres famosas e, às vezes, também de homens. O primeiro foi editado em 1964, com fotos feitas em Majorca por Robert Freeman, conhecido como o fotógrafo dos Beatles.
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