O spyware FormSpy, que finge ser uma extensão legítima NumberedLinks 0.9 para o navegador Firefox, é programado para roubar informações confidenciais das máquinas atingidas, incluindo senhas, números de cartão de crédito e detalhes de login em contas de banco. O vírus ainda é capaz de espreitar por senhas de ICQ, FTP e tráfego de email antes de enviar os dados roubados a um site controlado por hackers.
O FormSpy é comumente baixado em máquinas já infectadas com outro cavalo de tróia, chamado Downloader-AXM. Ele também se propaga via download espontâneo em sites de segurança duvidosa, informa o site The Register.
O Downloader-AXM começou a se espalhar através de mensagens de spam infectadas no começo desta semana. De acordo com a firma de segurança McAfee, o ataque ainda não tomou proporções epidêmicas. A empresa publicou um relatório detalhado sobre a nova ameaça, que pode ser visto em snurl.com/txn6.
O navegador Firefox vem crescendo em popularidade entre os internautas mediante, entre outros fatores, uma promessa de navegação mais segura do que a oferecida pelo Internet Explorer. Paralelamente à popularidade, contudo, cada vez mais ataques vêm sendo direcionados ao browser da Mozilla, trazendo uma já conhecida e velha dor de cabeça aos internautas que optaram por ele em busca de mais segurança.
|