Honda apresenta no Salão Internacional do Automóvel 2004

 

Autos - 22/10/2004 - 12:58:55

 

Honda apresenta no Salão Internacional do Automóvel 2004

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

No maior evento do setor no País, a marca lança dois modelos, expõe as linhas nacional e importada, de competição e quadriciclos, entre outras atrações

No maior evento do setor no País, a marca lança dois modelos, expõe as linhas nacional e importada, de competição e quadriciclos, entre outras atrações

A Moto Honda da Amazônia traz ao seu estande no Salão Internacional do Automóvel 2004 motocicletas com a tecnologia avançada e a qualidade que consagraram a marca Honda mundialmente. O espaço, de 810 m2, reserva muitas surpresas ao público, entre elas o lançamento de dois modelos: a Honda CG 150 Sport e a Honda CB 600F Hornet.   O tema do estande é “Hondaterapia”, que traduz o espírito da motocicleta, associando a marca Honda à sensação de diversão e prazer de pilotar como uma forma de terapia. Além de toda a linha de motocicletas nacionais 2005 e suas respectivas versões, também estão expostos os modelos importados, de competição, destinados a Governo e Frotistas, quadriciclos e produtos de força, como geradores, motores estacionários, roçadeiras, motobombas e motores de popa, e as linhas de peças de reposição HOP (Honda Original Parts) e HAMP (Honda After Market Parts) e de acessórios Honda Access.   Entre as atrações internacionais, a marca expõe a motocicleta de competição Honda RC 211V, pilotada pelo brasileiro Alexandre Barros no Mundial de MotoGP 2004, um motor de 150 cm3 e uma Honda NX4 Falcon cortados, possibilitando aos visitantes visualizar o funcionamento e a tecnologia empregada pela Honda em seus produtos.   Reiterando o compromisso da Honda de disseminar conceitos de pilotagem com segurança, estão sendo realizados cursos e palestras rápidas sobre técnicas de pilotagem, organizados pelo CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), em conjunto com a ação Paz no Trânsito, que contribui para a conscientização do público, incentivando a harmonia entre pedestres, motoristas e motociclistas. Os visitantes contam ainda com um plantão de vendas onde é possível obter informações sobre as atrações e a comercialização de motocicletas e de cotas do Consórcio Nacional Honda (CNH).     Lançamentos (*)   CB 600 F Hornet Agora fabricada no Brasil, a nova esportiva CB 600F Hornet está sendo apresentada ao público em primeira mão no Salão.  A motocicleta oferece uma combinação perfeita entre o desempenho do motor DOHC (Double Over Head Camshaft), 4 cilindros, de 96,5 cv, e a facilidade de condução e o conforto proporcionado por atributos como o câmbio de seis velocidades, a suspensão traseira monoamortecida, os pneus esportivos e os freios a disco, que proporcionam uma pilotagem rápida e excitante, com respostas imediatas à aceleração e controle total. O design do modelo “naked” (ausência de carenagem) tem formas afiladas que acentuam a beleza mecânica e a vocação para o uso urbano e estradeiro.   CG 150 Sport Um conjunto que reúne durabilidade, versatilidade e economia, com esportividade na medida para motociclistas iniciantes ou experientes. Assim é a nova Honda CG 150 Sport, um modelo em sintonia com as aspirações de um público que valoriza desempenho, tecnologia, estilo, emoção na pilotagem e, sobretudo, diferenciação. A motocicleta traz entre as novidades o visual arrojado, com design que transmite esportividade, o motor OHC (Over Head Camshaft) de 149,2 cm3, com balancim roletado, que alia desempenho superior e disponibilidade de torque em médias e altas rotações e outros aprimoramentos que abrangem ciclística, painel de instrumentos, tampas laterais, rabeta e escapamento.   Atrações especiais   RC 211V Pilotada pelo brasileiro Alexandre Barros no Campeonato Mundial de MotoGP, a RC 211V chega ao Brasil especialmente para exposição no evento. De desempenho surpreendente, a motocicleta foi desenvolvida para a nova etapa da motovelocidade e reflete o avanço tecnológico e o espírito desafiador da marca. A máxima performance do modelo é garantida pelo motor de 990 cm3,  4 tempos, 5 cilindros, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, 20 válvulas, e pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection – Injeção Programada de Combustível).   NX4 Falcon (cortada) Para representar a eficiência, tecnologia e qualidade das motocicletas Honda, o estande da marca no Salão apresenta uma NX4 Falcon cortada, evidenciando partes da suspensão, assento, tanque de combustível e motor, para que os consumidores conheçam todos os detalhes da tecnologia de ponta empregada no modelo. O motor RFVC (Radial Four Valve Chamber), com comando de quatro válvulas radiais no cabeçote, quatro tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm3 e cárter seco – derivado da Honda XR 400R – é um dos atributos que prometem chamar a atenção dos visitantes.   Motor OHC 150 (cortado) A Honda apresenta em seu estande o motor de 4 tempos, monocilíndrico, OHC (Over Head Camshaft) de 149,2 cm3, cortado. Desenvolvido exclusivamente para equipar a CG 150 Titan, tem como principais características a economia de combustível e a alta durabilidade.   Modelos de competição A alta tecnologia e resistência dos modelos de competição têm sido determinantes para que a Honda confirme sua supremacia nos campeonatos nacionais e internacionais. No estande da marca no Salão do Automóvel estão expostas motocicletas off-road consagradas entre os praticantes de motocross, supercross, enduro e rali, como as CR 80 R, CR 125R, CR 250 R e CRF 450 R, que incorporam tecnologia avançada e conquistam a confiança e a preferência dos principais pilotos do Brasil e do exterior.   Outro destaque entre as motocicletas de competição é a XR 250 Tornado preparada para a prática de enduro de regularidade. Além de receber pneus próprios para o fora-de-estrada, o modelo teve a relação final encurtada para superar as adversidades do uso off-road. Outros detalhes importantes são os cabos limitadores de movimento, que evitam a quebra dos pedais de câmbio e de freio durante as provas, e o moderno sistema de suspensões, de ampla capacidade de absorção de impactos.   A versão da XR 250 Tornado para motocross também está presente no evento. Alguns itens, como escapamento, filtro de ar, transmissão secundária e guidão, foram substituídos por componentes especiais para a prática do off-road. Entretanto, o modelo exposto mantém uma série de características da versão original, como sistema de freios, rodas e o motor DOHC quatro tempos, arrefecido a ar, de 23,3 cv de potência máxima a 7.500 rpm.   Direto dos campeonatos de motovelocidade, a CBR 600RR traz, além do design atual, características e diferenciais que demonstram a alta tecnologia Honda. A maioria dos componentes segue os do modelo original de fábrica, com exceção do escapamento, sistema de freios, amortecedor de direção e suspensões dianteira e traseira, que receberam adequações específicas para as pistas de competição. A motocicleta recebeu ainda uma rabeta no lugar do banco, além de uma nova carenagem de fibra de carbono, que confere menor peso e alta resistência e proporcionam menor arrasto aerodinâmico em altas velocidades, e um sistema de injeção eletrônica controlado por computador, mapeado de acordo com as características do circuito.   CG 125 Titan e CBX 250 Twister Motocicletas de competição consagradas entre os praticantes de motovelocidade, a CG 125 Titan e a CBX 250 Twister incorporaram tecnologias avançadas e características específicas que possibilitam aos modelos um excelente desempenho. Para beneficiar a performance, as motocicletas são equipadas com carenagem, que melhora a penetração aerodinâmica e aumenta a velocidade, além de escapamento com maior capacidade para otimizar o fluxo de gases. Os modelos contam ainda com ajustes especiais de coroa e pinhão e carburação recalibrada.   Terapia sobre duas rodas A linha nacional de motocicletas Honda 2005, atualmente comercializada no País, é representada por nove modelos, com diferenciais que atendem às expectativas dos consumidores mais exigentes, seja qual for o perfil, a necessidade específica ou a opção de uso.   C100 BIZ Com mais de 700 mil unidades vendidas desde o seu lançamento, em 1998, a C100 Biz vem conquistando uma parcela cada vez maior de pessoas que buscam um veículo confiável, de fácil dirigibilidade, versátil e ideal para o uso no dia-a-dia e no lazer, ocupando atualmente o segundo lugar nas vendas do País. Para reforçar sua identidade jovem e moderna, as versões 2005 da C100 Biz e C100 Biz ES estão disponíveis nas novas cores azul e verde metálicas, além das tradicionais preta e vermelha. Já a C100 Biz + está disponível nas cores prata e azul metálica, ambas com grafismos reestilizados que transmitem modernidade e sofisticação. Modelo da categoria CUB (Upper Basic Category), a C100 Biz caracteriza-se pela posição de pilotagem, em que o condutor permanece sentado e não montado, proporcionando agradável sensação de comodidade. Além disso, possui um espaçoso compartimento com chave sob o assento, que acomoda o capacete ou pequenos objetos, é equipada com bateria selada – de maior vida útil e isenta de manutenção – , e possui motor OHC (Over Head Camshaft), com comando de válvulas no cabeçote, 4 tempos, de 97,1 cm3 e potência máxima de 7,6 cv a 8.000 rpm.   CG 150 Titan Líder de mercado há 28 anos, a Honda CG 150 Titan 2005 mantém qualidades como durabilidade, robustez, economia e baixa e fácil manutenção. Além disso, a linha 2005 traz grafismos mais fortes e vibrantes, que conferem modernidade e sofisticação ao conjunto, e as cores verde e azul metálicas, além de preta e vermelha.   O modelo está disponível em três versões: KS (partida a pedal e freios a tambor), ES (partida elétrica e freios a tambor) e ESD (partida elétrica, freio a disco na roda dianteira e a tambor na traseira, além de suporte do pedal de apoio do garupa em alumínio fixado direto ao chassi), todas com motor OHC (Over Head Camshaft) com comando de válvulas no cabeçote e balancim roletado, de 149,2 cm3, que gera potência máxima de 14,2 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,35 kgf.m a 6.500 rpm.   Soma-se a todos esses diferenciais o fato da motocicleta possuir o sistema Tuff-up, tecnologia desenvolvida exclusivamente pela Honda, por meio da qual um líquido especial é selado à câmara de ar do pneu traseiro. Se houver alguma perfuração, esse líquido desloca-se rapidamente o ponto danificado, vedando o orifício e retardando a redução da pressão do pneu. A CG 150 Titan possui ainda o Sistema Honda de Proteção, composto por: shutter-key (fechadura adicional com chave sextavada, que protege o miolo da chave de ignição), comb-lock (trava do guidão combinada à chave da ignição) e chave com mais combinações de segredos.   Honda CG 150 JOB Motocicleta da categoria “urbana utilitária”, a Honda CG 150 JOB foi desenvolvida para utilização profissional em diversos segmentos, como o de autônomos – vendedores externos, cobradores, motofretes – e de empresas públicas e privadas, que buscam um modelo forte, durável, resistente, de fácil pilotagem, ideal como meio de locomoção diária e ferramenta de trabalho, e que permite trafegar em diversos tipos de ruas e estradas.   O modelo possui chassi tipo Diamond estampado, com reforços em sua estrutura. O resultado é um conjunto resistente, que transmite maior segurança e ótima dirigibilidade, além da capacidade maior de carga.A motocicleta traz ainda uma barra de uso múltiplo com pontos para fixação de bagageiro ou baú, ou mesmo para amarração de pequenos volumes. O bagageiro, já instalado sobre a rabeta e o assento, permite transportar até 30 kg de carga. O motor é de 4 tempos, monocilíndrico, OHC (Over Head Camshaft), com comando de válvulas no cabeçote, de 149,2 cm3, que gera potência máxima de 14,2 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 1,35 kgf.m a 6.500 rpm. de troca de marchas. Disponível apenas na versão com partida a pedal, nas cores branca e vermelha, é a única motocicleta nacional homologada para transporte de carga.   NXR Bros Desde o seu lançamento em 2003, a motocicleta on-off road NXR Bros vem conquistando o mercado com a proposta inédita de duas opções de motorização – 125 cm3 e 150 cm3 – e também pela versatilidade, que possibilita a utilização na locomoção diária e no lazer, em qualquer tipo de terreno, e pelo design que prioriza o conforto do motociclista. Na versão 2005, a NXR 125 Bros está disponível nas cores vermelha, branca e azul. Já a NXR 150 Bros traz as cores azul, vermelha e preta e grafismos arrojados na tampa lateral e no defletor. Entre os destaques, estão os motores OHV (Over Head Valves) na versão 125 cm3, com comando de válvulas em disposição lateral, e OHC (Over Head Camshaft), com comando de válvulas no cabeçote, na versão 150 cm3.   CBX 250 Twister A street CBX 250 Twister recebeu na versão 2005 uma nova cor: prata, que remete a modelos de alta cilindrada, e mantém as cores preta e vermelha, que reforçam o estilo jovem e sofisticado da motocicleta. Os novos grafismos, que passaram da tampa lateral para o defletor lateral, transmitem arrojo e forte sensação de esportividade. Entre os destaques do modelo estão o painel eletrônico/digital que chama a atenção pelo número de informações e pelo desenho moderno, o compacto motor de 249 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, que desenvolve 24 cv de potência máxima a 8.000 rpm, bem como o câmbio de seis marchas.   XR 250 Tornado Considerada ideal para quem precisa locomover-se pelo asfalto no dia-a-dia, mas não abre mão de se aventurar por estradas de terra, a XR 250 Tornado possui atributos como ótimo desempenho e durabilidade. O modelo 2005 traz as cores azul, preta e vermelha, esta com tampas laterais na cor branca e assento na cor vermelha – tendência mundial para a categoria, que realça a robustez e o estilo off-road. O perfil arrojado do modelo é evidenciado pelo painel de instrumentos digital, pelo freio dianteiro a disco, que proporciona maior segurança, e pelo motor monocilíndrico DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro tempos, de 249 cm3 e potência máxima de 23,3 cv a 7.500 rpm, que, em combinação com o carburador a vácuo, possibilita respostas rápidas ao comando do acelerador.   NX4 Falcon Transmitindo uma sensação de força e agilidade, com grafismos inspirados na imagem estilizada de um falcão, o modelo 2005 da NX4 Falcon chega à rede de concessionárias nas cores vermelha, verde metálica e preta. Como novidade, a motocicleta recebeu tonalidades de prata nos defletores laterais, além da reestilização do grafismo do tanque, com novas formas e combinações de cores.   O modelo é equipado com o motor RFVC (Radial Four Valve Chamber), com comando de quatro válvulas radiais no cabeçote, quatro tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm3  e cárter seco, que desenvolve potência máxima de 30,6 cv a 6.500 rpm, derivado da Honda XR 400R. O câmbio de cinco marchas torna a pilotagem mais fácil e segura, e o assento largo, em dois níveis, oferece conforto para piloto e garupa, sobretudo durante longos percursos. Já as suspensões, dianteira de longo curso e a traseira Pro-Link, mantêm os pneus em constante contato com o solo, proporcionando maior estabilidade e aderência nas curvas.   VT 600C Shadow Concebida para motociclistas que apreciam o estilo Custom, pilotando nas ruas ou estradas, em viagens longas ou curtas, a estradeira VT 600C Shadow alia desempenho, conforto e estabilidade. Caracterizado por linhas clássicas marcantes, o modelo tem no design um de seus principais diferenciais: o grande número de peças cromadas e polidas do motor valoriza o desenho, transmitindo modernidade e sofisticação.   Além disso, a motocicleta, disponível nas cores preta e verde metálica, chega na linha 2005 com o emblema do tanque totalmente reestilizado. O assento em dois níveis para piloto e garupa e o guidão alto, montado em coxins de borracha, proporcionam comodidade e segurança à pilotagem. Para uma condução tranqüila em estradas, o câmbio de cinco marchas não exige trocas constantes e o robusto motor OHC (Over Head Camshaft), com comando de válvulas no cabeçote, de quatro tempos, 583 cm3, com 2 cilindros em “V”, potência máxima de 39 cv a 6.500 rpm e arrefecido a líquido, garante torque elevado desde as baixas rotações.   Modelos importados A linha de motocicletas importadas Honda é composta por dois modelos de média e alta cilindrada, cujas inovações tecnológicas oferecem o máximo de desempenho, segurança e prazer ao pilotar.   CBR 600RR Sucesso no mercado europeu, a superesportiva CBR 600RR é inspirada na RC 211V, motocicleta dos pilotos oficiais da marca no Campeonato Mundial de Motovelocidade, entre eles, o brasileiro Alexandre Barros. Importado do Japão, o modelo está disponível no Brasil na versão 2004 nas cores preta e vermelha (esta com detalhes do grafismo em preto), que deixam o visual ainda mais moderno e agressivo. O alto desempenho, a suavidade de condução e a segurança sobressaem, com destaque para o compacto motor DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote – de 599 cm3, quatro tempos e potência máxima de 117 cv a 13.000 rpm –, além da suspensão traseira Unit Pro-Link, que proporciona mais firmeza e segurança ao motociclista, e da injeção eletrônica PGM-DSFI (Dual Sequential Fuel Injection System), que gera respostas rápidas às acelerações.   CBR 1000RR Fireblade Resultado da experiência da marca nas pistas de competição e uma das mais modernas motocicletas fabricadas na atualidade, a nova Honda CBR 1000RR Fireblade 2004 chega ao Brasil reunindo alta performance e avanços que revolucionaram o segmento das superesportivas. Inspirada na atual campeã mundial de motovelocidade, a Honda RC211V, e considerada uma evolução da consagrada Honda CBR 900RR Fireblade, a motocicleta oferece o máximo de prazer à pilotagem, com respostas imediatas à aceleração, conforto, suavidade e controle. O estilo é arrojado e capaz de transmitir a mais avançada tecnologia Honda. A carenagem tem desenho agressivo, assim como o escapamento, do tipo 4 x 2 x 1, “Centre-up” com a saída sob a rabeta. O motor de 998 cm3 DOHC (Double Over Head Camshaft) de 4 tempos, 4 cilindros e 4 válvulas por cilindro oferece elevada performance, com potência máxima de 171,3 cv a 11.250 rpm e torque máximo de 11,5 kgf.m a 8.500 rpm, além de trazer a injeção de última geração PGM-DSFi, atributos que fazem da motocicleta uma das mais leves, fortes, seguras e rápidas de seu segmento. O modelo está disponível nas cores vermelha e prata, ambas com grafismos pretos, que conferem visual ainda mais arrojado.   Quadriciclo TRX 350 Fourtrax 2004 Montado desde 2002 no Brasil, o quadriciclo TRX 350 Fourtrax, importado dos Estados Unidos, está disponível nas versões TM (tração 4x2) e FM (tração 4x4) e nas cores vermelha e verde. O modelo se destaca pela ampla capacidade de uso, nas mais diversas condições e diferentes terrenos, por sua agilidade, robustez, baixa manutenção e ótima dirigibilidade, que contribuem para a procura cada vez maior pelo produto entre empresas dos mais diversos segmentos.   Sua versatilidade também possibilita o uso em atividades de lazer, em estradas de terra, na praia ou em trilhas. Equipado com o motor OHV (Over Head Valves), com comando de válvulas em disposição lateral, monocilíndrico, de quatro tempos, arrefecido a ar, e o câmbio de cinco marchas, mais a ré, com acionamento automático da embreagem, que facilita a pilotagem. Conta com espaçoso bagageiro para o transporte de cargas, sistema de partida elétrica, suporte para engate de reboque, conjunto de interruptores de fácil acionamento e compartimento para ferramentas.   Outros segmentos Linhas de Peças de Reposição Honda Com duas linhas de peças genuínas no mercado – HOP (Honda Original Parts) e HAMP (Honda After Market Parts) –, a Honda oferece ao consumidor produtos que prezam pela segurança e pela alta qualidade, fatores importantes na hora de realizar a manutenção da motocicleta. O crescimento das vendas comprova que os motociclistas estão cada vez mais conscientes em relação aos benefícios e as vantagens de adotar essa postura. Em 2003, foram comercializadas mais de 14,5 milhões de unidades e a expectativa é de que em 2004 este número cresça 34%.   Ambas as linhas são fabricadas sob os mais rígidos padrões de qualidade e segurança, de acordo com os critérios da Honda Engineering Standard (HES), do Japão. Dirigida a todos os modelos da marca, a linha HOP é composta pelas peças utilizadas na linha de montagem da fábrica de motocicletas, enquanto a linha HAMP, formada hoje por 40 itens, possui preço mais acessível e é voltada especificamente para o mercado de reposição, destinada a motos de até 125 cm3.   Linha de acessórios Honda Access A linha Honda Access oferece acessórios exclusivos para personalização de motocicletas, seguindo os padrões de qualidade e segurança característicos da marca em todo o mundo. Os produtos passam por rigorosos testes e pesquisas de mercado nas dependências da empresa no Brasil e no Japão, com a finalidade de seguir as últimas tendências do segmento e oferecer ao cliente o máximo em eficácia, design e qualidade. Também conta com itens de butique, como capacetes, mochilas, pochetes, bonés e camisetas.   Produtos para o segmento de Governo e Frotistas Versatilidade, agilidade, economia e rapidez. Esses são apenas alguns dos atributos das motocicletas Honda que fazem com que órgãos governamentais e empresas adotem cada vez mais o veículo de duas rodas como ferramenta de trabalho. Entre os modelos expostos estão a CG 150 JOB, NXR 125 Bros KS (Correios), XR 250 Tornado (Polícia Militar e Batalhão de Choque), NX4 Falcon (Corpo de Bombeiros) e VT 600C Shadow (Polícia Rodoviária Federal).   Essa expansão também se deve ao fato de a motocicleta ter se tornado indispensável em muitos setores da economia. É o caso, por exemplo, dos serviços de motofrete e mototáxi, em companhias de bebidas, empresas de saneamento e eletricidade, bem como no transporte de documentos e valores, entregas rápidas, manutenção preventiva e policiamento ostensivo.   Além de oferecer ao mercado produtos que atendem a todas as necessidades do segmento, a Honda busca promover sua fidelização contínua, oferecendo cursos gratuitos de pilotagem para frotistas no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP). Dessa maneira, a marca dissemina conceitos de pilotagem segura entre os motociclistas, contribuindo ainda mais para a melhoria do trânsito em todo o País.   Produtos de força Motores estacionários Caracterizados por sua versatilidade de uso, os motores estacionários Honda são utilizados como propulsores de pequenas embarcações e veículos ou em atividades agrícolas, como na moagem de grãos, por exemplo. São encontrados em seis modelos, com potências que variam de 4 a 20 hp.   Geradores A economia é uma das principais características dos geradores da marca, disponíveis em duas séries no mercado: EP, ideal para uso doméstico e profissional, e EU, para aparelhos que demonstram sensibilidade a oscilações de freqüência e tensão.   Motores de popa De baixo consumo e silenciosos, os motores de popa Honda, oferecidos com potências de 2 a 225 hp, são desenvolvidos com alta tecnologia. Os modelos utilizam motores de quatro tempos e são ecologicamente corretos, possuindo baixo nível de emissão de poluentes.   Motobombas Os dois modelos de motobombas da marca, de 2 e 3 polegadas, aliam praticidade a baixa manutenção, com desempenho diferenciado.   Roçadeiras A facilidade ao manusear, o minimotor de quatro tempos arrefecido a ar e o fato de operarem em 360º são os diferenciais das roçadeiras Honda, que conquistam cada vez mais espaço no mercado de jardinagem. Estão disponíveis no mercado dois modelos: a lateral UMK 431 (31 cm3) e a costal UMR 431 (31 cm3).

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