Apesar do sol forte e o ar seco, cerca de 2 mil pessoas, entre voluntários e ambientalistas, estiveram reunidos no sábado, 19 de setembro, às margens da represa Billings para comemorar o Dia Mundial da Limpeza. Realizado pela Prefeitura de São Bernardo em parceria com a organização não-governamental WWF, governo do Estado, Sabesp e Cetesb, o evento contou com a presença de autoridades locais, como o deputado Orlando Morando e o secretário de Habitação e Meio Ambiente, Paulo Massoca, e do secretário de Meio Ambiente do Estado, José Goldemberg, que representou o governador Geraldo Alckmin.
As atividades se iniciaram com a divisão dos grupos para o mutirão de limpeza das margens da represa. Ao final das atividades três caminhões deixaram o local, conhecido como Prainha do Parque Los Angeles, carregados de entulho – pedaços de madeira, sofás, latas e garrafas. Os voluntários receberam sacos de lixos, luvas e carrinhos de mão para a retirada dos resíduos. Também foram fornecidos lanches e refrigerantes.
No local foram montadas duas tendas, onde os presentes puderam assistir a peças de teatro infantil e atividades de desenho e pintura. Todas as apresentações tiveram como tema a proteção aos mananciais, resíduos sólidos e a lei que estabelece a gestão e disposição inadequada do lixo.
“Temos que utilizar nossos recursos hídricos de forma racional para que eles não se esgotem. Para que isso não aconteça é preciso que todos se conscientizem, sociedade e governo, da necessidade de preservação do meio ambiente”, disse Massoca.
Também presente ao ato, a promotora de Habitação e Meio Ambiente e Urbanismo, Rosângela Staurenghi, lembrou a assinatura dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) nos últimos anos, que têm contribuído para a recuperação de algumas áreas de proteção aos mananciais ocupadas irregularmente no passado. “Essa parceria com a sociedade é muito importante no processo de recuperação dos mananciais. Mas não é tudo. Junto com a Prefeitura temos realizado seminários sobre preservação, mas é preciso o empenho de todos, inclusive da imprensa para que cada vez mais as pessoas se tornem conscientes do uso correto das nossas riquezas naturais.”
O dia mundial da limpeza teve início em 1986 nos Estados Unicods e tornou-se conhecido em todo o mundo como o Clean Up Day devido aos resultados obtidos com a recuperação de rios, mares e mananciais. No ano passado foram recolhidas cerca de 7 mil toneladas de lixo ao redor do mundo.
A WWF Brasil atua em parceira com outras ONGs, universidades, governos e empresas. Alguns dos projetos são temáticos e nacionais, como o de educação ambiental e ecoturismo. Outros buscam soluções para o desenvolvimento sustentado de regiões como a Amazônia e a Mata Atlântica.
Entre as ONGs que participaram das atividades estavam a SOS Mata Atlântica, Movimento em Defesa da Vida, Terra Viva e Associação Comunitária Habitacional Vargem Grande (Achave), de Parelheiros. Esta última trouxe 50 voluntários para São Bernardo.
|