O diretório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), composto por membros de 46 países, aprovou sem nenhuma ressalva o empréstimo para execução do Programa São Bernardo Moderna. A decisão foi tomada em reunião realizada no dia 25 de agosto, na sede do banco em Washington, capital do Estados Unidos.
O empréstimo aprovado de US$ 72 milhões – o valor total do programa é de U$ 254 milhões – será utilizado para melhorar o sistema de transporte urbano, com intervenções importantes na malha viária, dando prioridade ao transporte público e de pedestres, com ênfase na segurança viária e na integração urbana.
Como toda documentação apresentada pela equipe técnica da Prefeitura estava em ordem, o BID adotou procedimento simplificado permitindo que aprovação ocorresse uma semana antes do previsto.
O programa de São Bernardo, adotado como modelo tanto pelo banco quanto pelo Governo Federal, devido ótima qualidade técnica, teve a aprovação mais rápida já concedida pelo BID, com menos de dois anos de tramitação. A partir de agora o contrato passará por avaliação junto ao Governo Federal, avalista do município nesse processo. Depois de ser analisado pela Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, o contrato segue para Casa Civil e ao Senado federal.
|