Linha 2005 do Chevrolet Corsa, o melhor da categoria

 

Autos - 30/08/2004 - 11:16:21

 

Linha 2005 do Chevrolet Corsa, o melhor da categoria

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Dentre as novidades na linha Corsa 2005 destacam-se as novas versões que definem o nível de conteúdos para os modelos. As nomenclaturas delas são “Joy”, “Maxx” e “Premium” e podem ser adotadas tanto na carroceria “hatchback” quanto na sedã. “Liderar a preferência do consumidor é a missão da General Motors. O lançamento da linha 2005 do Corsa 1.8 é uma demonstração inequívoca do compromisso que nós temos com a satisfação total do cliente. O melhor carro compacto do mercado brasileiro agora oferece novas versões, além das mais avançadas tecnologias de motores, como o VHC e o Flexpower”, destaca Ray G. Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul. Com o novo sistema de vendas todos os modelos passam a ter um “sobrenome” que caracteriza os conteúdos e aptidões de cada veículo. Estes “sobrenomes” constam no documento do veículo, tornando-se assim uma garantia de valor de revenda. A partir de agora todo o conteúdo adquirido pelo consumidor passa a ser reconhecido através da versão escolhida. “O Chevrolet Corsa revolucionou o mercado brasileiro de veículos compactos. Ele oferece a tradição de segurança, conforto e sofisticação da nossa marca Chevrolet aliado a um custo-benefício imbatível”, enfatiza José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM. Novas versões As novas versões da linha Corsa 2005 podem ser encontradas tanto com a carroceria “hatchback” e sedã, bem como, com a motorização 1.0 litro “VHC” (Very High Compression) ou 1.8 litro Flexpower. A nova versão “Joy” vem com diversos itens de série, entre eles: pára-choques na cor do veículo, conta-giros (tacômetro), sistema de imobilização do motor através de chave eletrônica “Immobilizer System”, saída de 12V e vidros verdes. O modelo intermediário da linha Corsa é o “Maxx” que tem como diferenciais a mais que o “Joy”: rodas de aço com pneus 175/65 R14 e calotas de 14 polegadas, ar-condicionado, direção hidráulica, antena de teto e preparação para som. No topo da linha temos o “Premium”, que além de todos os conteúdos acima, oferece o acabamento interno diferenciado, vidros e travas com acionamento elétrico, rodas de liga leve com pneus 185/60 R14 (modelos 1.8), ar-condicionado, direção hidráulica, freios antitrava-mento (ABS) (modelos 1.8) e “air bag” (modelos 1.8) e alarme. Outro destaque na linha 2005 são as novas cores Azul Antares (perolizada), Azul Santorini (lisa) e Verde Adhara metálica. Elas juntam-se às consagradas Branco Mahler, Preto Liszt e Vermelho Lyra, sólidas, Prata Escuna, Bege Nevada e Cinza Colima, metálicas. Motores 1.0 “VHC” e 1.8 Flexpower A linha 2005 do Chevrolet Corsa conta com duas opções de motorização: o 1.0 VHC e 1.8 Flexpower desenvolvidos pela Powertrain para a GM. As motorizações são baseadas na consagrada família I. O motor 1.0 VHC desenvolve 71 cv a 6.400 rpm e torque de 8,8 kgfm a 3.000 rpm, com taxa de compressão de 12,6:1. Já no motor 1.8 litro, a potência máxima varia de 109 cavalos com o uso exclusivo do álcool a 105 cavalos com gasolina, ambos a 5.400 rpm. O torque é de 18,2 kgfm com o álcool e de 17,3 kgfm com gasolina. A taxa de compressão passou para 10,5:1. O Chevrolet Corsa 1.0 VHC 2005 desenvolve velocidade máxima de 157 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 15s5. O modelo é muito econômico, percorrendo 12,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada, com uma média combinada de 14,2 km/l. O Chevrolet Corsa 1.8 Flexpower 2005 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 184 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s4. Já quando passamos para a gasolina a velocidade máxima fica em 182 km/h com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s6. Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo, as posições se invertem. Utilizando apenas gasolina o Corsa 1.8 Flexpower percorre 11,0 km/l na cidade, 16,3 km/l na estrada com uma média de 13,4 km/l. A autonomia chega a 717 km. Quando abastecemos com álcool o Corsa percorre 7,6 km/l na cidade, 11,0 km/l na estrada, fazendo uma média de 9,1 km/l. A autonomia é de 484 km. O funcionamento para o consumidor é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho. Após o abastecimento do veículo, a bóia do tanque identifica que o seu conteúdo foi alterado. Desta forma, o módulo central eletrônico (ECM - Engine Control Module) que está monitorando o sistema entra em modo de reconhecimento. Durante a queima da nova mistura, um sinal do sensor de oxigênio (sonda lambda) é enviado para o ECM que determina através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque. Com isso a quantidade e o tempo de injeção de combustível são acertados instantaneamente. O software da unidade de controle otimiza também o avanço de ignição do motor para cada mistura de combustível através da leitura do sensor de detonação (knock sensor). O ECM monitora constantemente o sistema e processa o algoritmo de reconhecimento de combustível centenas de vezes a cada segundo. Para trabalhar com o sistema multicombustível, o Corsa 1.8 recebeu algumas alterações como: nova taxa de compressão, nova bomba de combustível (semelhante à utilizada nos veículos movidos a álcool hidratado), novo sensor de oxigênio (passando a ser aquecido), sistema de partida a frio, o ECM (com novo software/calibração para controle da mistura de combustível) é muito mais moderno e rápido, além de novos bicos injetores de última geração com maior vazão. Diversas partes que entram em contato com o combustível permanecem inalteradas, pois já excediam os padrões de qualidade da General Motors para trabalhar tanto com álcool e gasolina.

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