A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Obras, promoveu na quarta-feira, 25 de agosto, no Teatro Lauro Gomes, o 1º Seminário Sobre a Utilização Racional da Água. No encontro, que reuniu representantes da administração municipal, sociedade civil, organizações não-governamentais e empresas da região, discutiu-se as iniciativas de cada um desses segmentos visando a redução dos desperdícios e o uso racional da água.
Representando a administração, o tecnólogo de obras hidráulicas e coordenador do evento, Sérgio Mendonça, destacou as medidas adotadas pela Prefeitura nos últimos visando a economia de água, entre elas a instalação de torneiras com fechamento automático em escolas e válvulas redutoras de pressão, que levaram à diminuição dos casos de estouro de rede. “O objetivo desse evento é fazer um trabalho de conscientização e multiplicação de informações, por isso convidamos escolas, empresas e demais segmentos da sociedade”, disse Mendonça.
Durante as palestras, representantes de empresas como a DaimlerChrysler e Bombril também falaram das medidas adotadas por essas companhias voltadas para o uso racional da água, tais como a reforma ou troca de instalações hidráulicas e equipamentos sanitários.
As ONGs, por sua vez, relataram o trabalho de conscientização junto a comunidades, empresas e órgãos públicos. “Formamos 2.083 voluntários nos últimos quatro anos. Eles são os retransmissores em casa, nas fábricas e nas repartições dessa mensagem sobre a importância do uso adequado da água”, conta Orestes Gonçalves, diretor da ONG Água e Cidade e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Todos os palestrantes foram unânimes em afirmar que a água é hoje uma preocupação mundial. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao não tratamento adequado da água. Ainda de acordo com o documento, em 50 anos (1950 a 2000) houve redução de 73% da quantidade de água disponível na América Latina. “É importante que toda a sociedade, em escala mundial, se conscientize desses problemas e use água de forma racional. Do contrário, em pouco tempo viveremos o caos em todo o planeta, sobretudo nos países onde o crescimento populacional é maior”, sentenciou Orestes Gonçalves. A abertura dos trabalhos contou com a apresentação de um coral formado por funcionários da DaimlerChrysler. Eles interpretaram canções que remetiam ao tema abordado no seminário, entres elas Águas de Março (Tom Jobim). Na quinta-feira, dia 26, foi realizado o Curso de Formação de Gestores da Água, cujo objetivo é motivar e mobilizar administradores, empresários e colaboradores de órgãos públicos, empresas de serviços, indústrias, hotéis, escolas e entidades para que sejam adotadas metodologias que permitam avaliar e quantificar o comprometimento de cada um desses segmentos no uso racional da água e conservação do meio ambiente.
|