A marca Mercedes-Benz está lançando dois novos caminhões no segmento de veículos pesados com o conceito FlexTruck, que representa a flexibilidade dos modelos para atender uma maior gama de aplicações no transporte de cargas e operações logísticas. Trata-se de duas novas versões do caminhão 1728, introduzido no mercado em 2003 na versão chassi 4x2, e que a partir deste mês passa a contar também com as versões 1728 6X2 (com terceiro eixo) e o cavalo-mecânico 1728 S.
Os caminhões 1728 FlexTruck, em suas três versões, oferecem maior flexibilidade para o transporte de cargas no segmento rodoviário, na faixa de 16 até 35 toneladas de capacidade máxima de tração. A flexibilidade dos novos caminhões é propiciada pela sua capacidade de receber uma variedade de implementos que possibilita sua aplicação em diferentes necessidades de transporte. Os caminhões 1728 são identificadas pelo logo FlexTruck colocado na tampa frontal da cabina do veículo.
No caso da versão 6x2, o 1728 pode receber carroçaria furgão de alumínio, tanque de produtos químicos e combustíveis, carga seca, transporte de botijões de gás entre outros. A versão 1728 S, cavalo-mecânico, atende uma maior gama de aplicações com semi-reboque para implementos como furgão de alumínio, lonado, container, combustível, produtos químicos e transporte de veículos.
As duas novas versões FlexTruck são produzidas pela DaimlerChrysler em parceria com a implementadora Randon. O chassi do caminhão 1728, produzido em São Bernardo do Campo na versão 4x2, ganha na implemen-tadora um terceiro eixo ou um conjunto de quinta roda para atender às exigências do mercado nas versões 6x2 e cavalo-mecânico.
“O caminhão eletrônico 1728 foi desenvolvido a partir de necessidades específicas dos clientes. Ele é um caminhão perfeitamente adequado e atualizado para as entregas rápidas em médias e longas distâncias rodoviárias. Com as novas versões, vamos atender quatorze novas aplicações importantes para o seu segmento”, comenta o diretor de Vendas de Veículos comerciais da DaimlerChrysler, Gilson Mansur.
Maior flexibilidade
Na versão 6X2, terceiro eixo de fábrica, a capacidade de carga do caminhão 1728 alcança 23.000 quilos de peso bruto total. O modelo tem como principal destaque a grande plataforma de cargas e o entreeixo de 5.170 milímetros, que o habilita como veículo rodoviário para longas distâncias. O alto desempenho do motor eletrônico, de 279 cavalos de potência a 2.300 rpm, confere velocidades médias altas ao produto, que nesta versão é adequado para as entregas rápidas em trechos rodoviários, em especial entre cidades, utilizando implementos do tipo baú e sider. Essa versão é bastante solicitada, por exemplo, nas operações just-in-time e de distribuição.
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