Agilidade e respeito ao cidadão marcam entrega das carteiras de passe livre

 

ABCD - 23/06/2004 - 12:22:54

 

Agilidade e respeito ao cidadão marcam entrega das carteiras de passe livre

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

A entrega de aproximadamente 33 mil novas carteirinhas para as pessoas que têm direito ao passe livre no transporte coletivo em São Bernardo teve início sexta-feira, dia 18. E, apesar do grande número dos que estão procurando o posto de atendimento instalado no centro da cidade, o serviço está ágil e recebendo elogios dos beneficiados pela gratuidade. Mais de três mil pessoas são atendidas por dia, das 8 às 16h30, com uma demora média de 30 minutos. O benefício permitirá 25 milhões de viagens por ano, graciosamente, nas linhas municipais de São Bernardo. Dia 30 de junho termina o prazo de validade das atuais carteiras de passe livre nos ônibus de linhas municipais de São Bernardo. Com a manutenção da gratuidade, garantida pelo prefeito William Dib, foi realizado o recadastramento daqueles que têm direito ao benefício. Conforme a lei, todo aposentado, pensionista e moradores de São Bernardo com mais de 60 anos, além de deficientes físicos e seus acompanhantes podem ter passe livre no transporte coletivo da cidade. Outros que já podem andar de ônibus gratuitamente são os policiais militares, guardas civis municipais e funcionários dos Correios que estiverem uniformizados e em serviço, menores de 5 anos e atiradores do Tiro de Guerra. Para agilizar o atendimento, a SBC-Trans, consórcio que gerencia o transporte na cidade, colocou 60 funcionários para o cadastramento, renovação e entrega das novas carteirinhas do passe livre. O beneficiado comparece ao posto localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, 1257, esquina com a rua Newton Prado, no dia e horário estabelecido em carta enviado à residência do interessado, com a cédula de identidade, a carta e a carteirinha antiga. A agilidade no atendimento e o respeito ao cidadão são algumas das preocupações da Prefeitura de São Bernardo na execução do serviço. Com isso, os beneficiados aguardam apenas cerca de 30 minutos para receber a carteirinha. Enquanto esperam sentados, recebem orientações sobre a importância do uso da carteira, noções sobre como cuidar da saúde e até medição da pressão arterial, além de chá, cafezinho. A forma de atendimento da população está recebendo muitos elogios das pessoas que procuram o posto. Para Elza Maria Gomes, 43 anos, moradora do Jardim Telma, a recepção foi excelente, muito rápido e com funcionários muito educados. Para quem ficou das 6 horas até o meio dia no INSS, para ser atendido, meia hora não é nada. Os elogios não param por aí. Conceição Gonçalves Roldan Conchas, 45 anos, moradora de na Vila Tereza, disse que pegar a crteirinha foi muito rápido. “Pensei que iria tomar um chá de cadeira e nem deu tempo para esquentar o banco”, disse. Já Célia Silva Naggio, 64 anos, moradora na Vila São Pedro cita a organização como o ponto forte no atendimento. “Para quem sai de casa pensando que seria um tumulto, e vê essa organização, surpreende”. Contra fraudes Para evitar as constantes fraudes e falsificações de carteirinhas, o novo modelo tem a foto do beneficiado digitalizada, com holografias para maior segurança e a ingestão do logotipo da SBCtrans sobre a carteirinha. Na frente tem o nome, o número do documento e a categoria a quel o beneficiário pertence. No verso há instruções para o uso correto do documento. Para Nelson Donizete Borges Ribeiro, diretor de operações da SBCTrans, com a nova carteira, haverá menos prejuízo ao serviço na cidade.

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