Se você aguardava ansioso por uma versão mais segura do Windows, o Service Pack 2 do Windows XP, previsto para meados de 2004, pode acabar com essa ansiedade. Resposta aos ataques eletrônicos que causaram estragos em micros Windows no mundo todo o longo do ano passado, o Windows XP SP2 é um upgrade crucial, centrado no que a Microsoft chama de tecnologias de segurança.
Ao analisarmos uma versão beta do XP SP2, a primeira boa impressão fica por conta da instalação simples, aparentemente sem nenhum dos problemas de compatibilidade que alguns usuários enfrentaram com o SP1. Melhorias significativas na segurança e um front-end mais amigável para rede sem fio fazem com que o XP SP2 assuma a forma de um upgrade obrigatório para todos os usuários do Windows XP. Outra boa notícia é que o Service Pack 2 será gratuito, mas a Microsoft ainda não informou como vai distribuí-lo. A companhia informou que o SP2 não vai rodar em sistemas pirateados.
Um componente do Windows XP original é o Internet Connection Firewall, mas esta linha de defesa vem desativada e é difícil de ser configurada. A versão no XP SP2, agora rebatizada de Windows Firewall, está ganhando mais destaque e é ativada automaticamente na instalação, fornecendo um nível decente de proteção à rede mesmo quando o sistema está sendo iniciado.
Além disso, o novo Windows Firewall é mais potente do que a versão anterior, com capacidade de varredura de entrada e de saída similar à de firewalls especialistas, como o ZoneAlarm, da Zone Labs. Na primeira vez que uma aplicação quer acessar a internet, por exemplo, o Windows Firewall apresenta uma caixa de diálogo na qual você pode configurar o firewall para garantir este acesso.
O Windows XP incorporou suporte a rede wireless, mas depois a Microsoft prejudicou este recurso com o Service Pack 1, obrigando os usuários a efetuar o logon manualmente quando acessavam redes inseguras - inconveniente para a maioria dos usuários.
No SP2, a gigante de software aprimorou significativamente a interface com o usuário para rede wireless, simplificando as tarefas de pesquisar, configurar e conectar redes sem fio. Um toque interessante é a opção que permite que você escolha a rede wireless à qual deseja se conectar, quando estiver disponível.
No Service Pack 2, o Internet Explorer foi atualizado para incluir bloqueio de anúncios pop-up, um recurso fundamental que alguns navegadores concorrentes têm há meses. E, se você optar por autorizar pop-ups, o Internet Explorer impede web sites questio-náveis de alterar estas janelas de algum modo que possa danificar seu sistema. Esta inovação deverá colocar um fim à proliferação irritante de janelas em alguns endereços de web.
Em outro recurso relacionado à segurança, o Internet Explorer vem com um novo módulo que ajuda a deter spyware ao controlar o modo como o XP instala, configura e habilita add-ons. No curto prazo, alguns add-ons do IE - vários plugins estilo Netscape, por exemplo - talvez não funcionem depois do upgrade; mesmo assim, vale a pena pela segurança e estabilidade adicionais.
O Outlook Express e o Windows Messenger agora vão proteger você de mensagens perigosas, isolando arquivos anexados para que eles não possam atacar seu sistema. O OE também foi atualizado com um recurso extraído do Outlook 2003. Por padrão, mensagens de e-mail em HTML não vão baixar imagens. Isso impede os spammers de descobrir que seu endereço de e-mail é válido ao obter confirmação da validade por meio de uma imagem que utiliza um cookie.
O recurso é bom, mas também teria sido interessante se existisse a possibilidade de configurar uma “lista branca” de remetentes aprovados, cujas imagens não precisam ser filtradas. A Microsoft mudou significativamente o Windows Update para utilização com o SP2, colocando os updates de software mais críticos em uma nova e amigável rotina de instalação de uma única etapa. Outros updates de software e driver estão disponíveis separadamente.
Nos bastidores, a Microsoft aplicou muitas mudanças estruturais ao XP no SP2 para tornar o sistema operacional o mais seguro possível. Um novo sistema de proteção à memória vigia o XP contra erros comuns como buffer overflow, que muitos vírus e worms exploram para comprometer o sistema operacional. E novas tecnologias de rede vão ajudar a garantir que os atacantes encontrem menos vulnerabilidades ao tentar invadir sistemas Windows protegidos com o SP2 na internet.
O fato é que talvez o Windows XP Service Pack 2 não resolva todos os seus problemas de segurança: os hackers são notoriamente persistentes e o Windows continuará sendo o alvo preferido. Também é cedo demais para saber se o SP2 vai gerar infortúnios similares aos que atormentaram muitos usuários que instalaram o SP1. De qualquer forma, este update fornece grande parte da infra-estrutura básica de que você precisa para proteger melhor o sistema operacional. Se o beta servir de indício, o Windows XP Service Pack 2 será um vencedor.
Os grandes Hits do SP2
- Rede sem fio simples e segura
- Firewall mais forte ativado automaticamente
- Bloqueio de pop-ups no Internet Explorer
- Proteção a arquivos anexados no Outlook Express e no Windows Messenger
- Updates automáticos
|