Mais de 7 mil acordos já foram realizados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) com os mutuários em atraso (três meses) ou inadimplentes (até 36 meses), em duas semanas de negociação da "Campanha Fique em Dia" por todo o Estado de São Paulo. Quem ainda não renegociou sua dívida tem somente até o dia 20 de dezembro para aproveitar estar oportunidade de parcelamento sem juros e sem entrada.
O objetivo da Companhia é que o mutuário coloque em dia suas prestações e garanta sua conquista maior: a casa própria. De acordo com o valor, o saldo da dívida será parcelado pelo número de prestações restantes, mas a parcela da renegociação não pode ser inferior a R$ 39, 40.
"A Campanha já atendeu mais de 7 mil mutuários, que com certeza agora estão mais tranquilos, poderão pagar sua dívida sem juros em parcelas acessíveis e ainda vão contribuir para que outras famílias realizem o sonho da casa própria, pois os recursos recuperados com a Campanha serão investidos na construção de novas unidades" explica Rodrigo Garcia.
E convoca: "Peço aos mutuários que ainda não negociaram sua dívida que aproveitem a oportunidade, não deixem para a última hora. Garantam o maior bem da sua família: a casa própria".
Atualmente, a capital paulista tem 17,10% de inadimplência, enquanto a Grande São Paulo está com uma média de 19,94%.
Negociação
A negociação pode ser efetuada pela internet (www.cdhu.sp.gov.br) ou nos escritórios regionais (endereços no site da Companhia). Para os que não têm acesso à internet basta se dirigir aos postos do Acessa SP – o programa de inclusão digital do Estado de São Paulo -, ou a uma unidade do Poupatempo, onde se encontram os serviços eletrônicos do e-poupatempo, lá será possível imprimir o termo do acordo e o próximo boleto.
Para tirar dúvidas ou receber orientações é só ligar para o Alô CDHU 0800 000 2348, com o boleto em mãos e o CPF.
Principais causas da inadimplência
As principais justificativas dos mutuários para o atraso nas prestações da casa estão relacionadas à perda de renda, separação do casal e problemas de saúde, de acordo com pesquisas da CDHU. Por isso, durante a Campanha os casos são analisados individualmente para avaliar as condições financeiras do titular do contrato.
"É importante que a população perceba a importância de manter as prestações em dia e, em caso de atraso, aproveite a Campanha para regularizar sua situação o quanto antes, para que a dívida não cresça cada vez mais", explica o presidente da Companhia, Marcos Penido.
Campanha "Fique em dia com a sua Casa"
Com 325.728 contratos ativos no Estado de São Paulo e mais de 500 mil unidades habitacionais entregues, a CDHU tem priorizado o atendimento às famílias de baixa renda, que têm prestação média de R$ 160,00.
Lançada em 2011 para promover a regularização financeira e contratual no Estado de São Paulo, a Campanha "Fique em Dia com a sua Casa" já reduziu a inadimplência de 29,24% para 16,52% no Estado.