PT defende Constituinte mesmo que ocorra plebiscito

 

Politica - 04/07/2013 - 20:03:15

 

PT defende Constituinte mesmo que ocorra plebiscito

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Mesmo após idas e vindas do governo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, manteve nesta quinta-feira um discurso de apoio às propostas originais da presidente Dilma Rousseff

Mesmo após idas e vindas do governo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, manteve nesta quinta-feira um discurso de apoio às propostas originais da presidente Dilma Rousseff

Mesmo após idas e vindas do governo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, manteve nesta quinta-feira um discurso de apoio às propostas originais da presidente Dilma Rousseff diante das manifestações populares. Ao fim da reunião da executiva do partido, em Brasília, Falcão defendeu a realização de um plebiscito sobre a reforma política que valha já nas eleições de 2014 e a convocação posterior de uma Assembleia Constituinte.

“A melhor maneira de ouvir a população que está nas ruas é o plebiscito. Mas não sabemos qual é a extensão que possa ter o decreto legislativo que vai convocar esse plebiscito. Há outras perguntas que não vão passar pelo plebiscito porque (a reforma política) demanda um debate mais prolongado”, disse Rui Falcão.

Mesmo após a presidente Dilma recuar da proposta de convocar uma Constituinte exclusiva para a reforma política, o PT, segundo Falcão, vai trabalhar para que isso ocorra. “Ouvi as opiniões de grandes constitucionalistas que admitem, sim, a possibilidade de constituinte específica, que é convocada com critérios disciplinando com poderes para disciplinar de tanto a tanto da Constituição Federal”, afirmou.

A afirmação do presidente do PT ocorre após os seguidos desmentidos feitos hoje pelo vice-presidente Michel Temer e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de que o governo trabalha para realizar o plebiscito ainda a tempo de valer para as eleições do ano que vem. Pela manhã, Temer chegou a admitir que não haveria condições de fazer qualquer consulta antes de outubro.

Segundas intenções

Para analistas políticos, a defesa da convocação de uma Assembléia Constituinte pode esconder segundas intenções que poderiam culminar em mudanças que não seriam para atender ao clamor popular, mas sim aos interesses partidários do PT.

Exemplo poderia ser a mudança de como seria o mandato presidencial em número de anos e número de reeleições.

Outros fatores podem ser abordados, como colocar no novo textos mudanças que venham a cercear a liberdade de imprensa e expressão e mesmo no que se refere aos poderes de investigação do Ministério Público (rejeitada recentemente - PEC-37)

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo