Um homem foi preso na madrugada desta segunda-feira (1º) após invadir a Multiclínica Aviação para tentar furtar objetos da unidade. Sem sucesso, o homem desviou as câmeras instaladas no local, na intenção de impedir que ação fosse flagrada pela Central de Videomonitoramento.
Por volta de meia-noite e meia, os operadores da central viram o momento em que o acusado entrou na multiclínica, localizada na Rua Luiza Encarnação Vidal, e, usando uma touca, desviou três câmeras que estavam direcionadas para o salão principal.
A ocorrência foi comunicada pelo rádio da corporação e três viaturas, além da equipe Romo (Rondas Ostensivas de Motocicleta), se dirigiram ao local. Em vistoria na unidade, foi constatado que o portão principal havia sido forçado e a porta de vidro do estacionamento estava aberta.
Em seguida, os guardas encontraram um televisor de 42 polegadas, um botijão de gás e um aparelho de ar condicionado separados para serem levados. Em busca pelo local, surpreenderam o acusado escondido no forro da unidade.
Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia-sede onde foi autuado em flagrante por furto qualificado tentado.
O inspetor da Central de Videomonitoramento, Alexandre Nascimento Silva afirmou que a ação deixa claro que quem pratica esse tipo de crime, muitas vezes, sabe que há câmeras no local, mas prefere correr o risco, mesmo sabendo que será flagrado. “Eles são ousados. Isso exige muito mais atenção de nossos operadores e agilidade por parte das equipes que estão nas ruas. Com a central, reduzimos em mais de 90% os casos de vandalismo nos prédios públicos municipais”.
Em Praia Grande, todas as unidades de saúde e escolares contam com câmeras. Ao todo, 1.530 equipamentos integram o sistema.
|