A instabilidade de alguns serviços do Google na segunda-feira foi seguida por um problema que causou também a queda de muitos navegadores Chrome em todo o mundo. Apesar de a empresa ter se desculpado pelas falhas no acesso ao Gmail e Drive - restabelecidos após o registro do "Error 502" -, não havia sido dada uma explicação sobre o travamento do browser. Através de um tópico criado no fórum de desenvolvedores Chromium, porém, o engenheiro Tim Steele, do Google Software, explicou que a má configuração de um servidor derrubou os serviços.
O problema afetou usuários do Chrome que utilizam também o serviço conhecido como Sync (resposta da empresa ao iCloud, da Apple), que ficou sobrecarregado depois que o Google configurou indevidamente seus servidores de balanceamento de carga. A sincronização de dados do companhia na nuvem funciona em segunda plano, transferindo informações entre o navegador e os servidores, para que os internautas possam ter acesso a seus favoritos, extensões e aplicativos do Google através de qualquer dispositivo.
A má codificação em páginas da web com frequência pode causar a queda de browsers, mas o problema de ontem foi diferente: travamento generalizado iniciado por um serviço online destinado a fazer o navegador funcionar melhor. A situação que afetou os servidores do Google deu início a um erro no Chrome que fez com que o programa fosse abruptamente fechado no desktop. É o "lado negro" da computação em nuvem.
O Google sempre defendeu que seus servidores são fáceis de usar e são menos propensos a apresentar problemas do que softwares de desktops, que sofreriam mais com bugs. O problema no Sync, porém, mostra que, quando o Google cai, pode impedir o internauta que utiliza seus serviços não apenas de ver seus e-mails, mas também pode derrubar programas como um browser - sem qualquer participação do usuário.
Com informações da Wired.