HTML5: a nova linguagem pode revolucionar a web

 

Informática - 22/06/2012 - 10:50:06

 

HTML5: a nova linguagem pode revolucionar a web

 

Da Redação com Terra

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

HTML5 vai permitir o desenvolvimento de novas ferramentas que hoje só são possíveis com o uso de plugins e softwares

HTML5 vai permitir o desenvolvimento de novas ferramentas que hoje só são possíveis com o uso de plugins e softwares

O HTML5, uma evolução da linguagem de programação usada hoje para desenvolver sites, promete revolucionar tanto a forma como os usuários navegam na internet quanto o desenvolvimento de sites. O HTML5 está em desenvolvimento desde 2003 e empresas como Microsoft, Google, Apple, Mozilla e Opera já implementaram grandes partes dessa linguagem.

A Microsoft, por exemplo, participa da direção do Grupo de Trabalho e da liderança da força-tarefa do HTML5, que já é suportado pelo Internet Explorer 9. "Queremos possibilitar aos usuários de Internet Explorer viver novas experiências online, mais ricas, imersivas, rápidas e seguras, que não eram possíveis há alguns anos com os padrões existentes até então", afirma a gerente-geral de Windows, Priscyla Alves.

Como é um padrão ainda bastante novo, a previsão é que as discussões sobre a linguagem continuem até 2014. "Neste momento, os desenvolvedores estão começando a aprender mais sobre o HTML5 e a explorar as suas possibilidades, e já é possível encontrar diversos exemplos de como esta nova tecnologia agrega valor para o usuário final, mas ainda estamos falando de uma minoria que chamamos de 'early adopters' ¿ aqueles que gostam de testar novas tecnologias assim que são lançadas", afirma a gerente da Microsoft.

A linguagem vai facilitar e muito a vida do programador e vai ser muito mais simples construir um site. Isso porque um elemento de uma página na internet que hoje, programada com HTML4, requer dezenas de linhas de códigos, pode ser construída com apenas um comando. Além disso, como o HTML5 é uma linguagem universal, o desenvolvedor sabe que o seu site vai funcionar bem entre diferentes navegadores. "Na prática, isso significa menos tempo gasto em adaptação de códigos ¿ um verdadeiro pesadelo para desenvolvedores ¿ e mais tempo para que eles possam criar experiências online inovadoras", afirma a gerente da Microsoft.

O HTML5 vai permitir também o desenvolvimento de novas ferramentas que hoje só são possíveis com o uso de plugins e softwares. A linguagem do HTML5 permite, por exemplo, usar novos elementos de vídeo, criar aplicativos como o Skype ou jogos diretamente no navegador. "Para o usuário, a navegação vai ficar mais parecida como uma aplicação desenvolvida para funcionar no sistema operacional. Navegar em um site será uma experiência mais fácil e prazerosa, uma vez que os sites desenvolvidos em HTML5 são mais rápidos, seguros e visualmente atraentes", diz Priscyla.

Essa facilidade de programação traz outro benefício: o termo websemântica, cunhado por Tim Berners-Lee, o pai da web, em 1994, só agora é que começa a fazer sentido de verdade. Com o desenvolvimento da nova linguagem, a internet do futuro deve possibilitar que os computadores façam a interpretação dos dados e compartilhem essa interpretação com outros computadores.

A última versão do IE suporta HTML5
Isso acontece porque será possível atribuir significado a cada um dos elementos de uma página, e os computadores e motores de busca serão capazes de interpretar esses dados. Uma das principais vantagens será a melhora da acessibilidade dos sites por deficientes visuais, por exemplo, porque vai melhorar a capacidade de leitura das informações das páginas pelos navegadores.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo