A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe será realizada entre os dias 5 e 25 de maio nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo do Campo. Nesta primeira fase, a ação se destina à população acima de 60 anos, crianças de seis meses até um ano e 11 meses e grávidas em qualquer período da gestação, considerados os grupos de maior risco para contrair a doença e apresentar complicações graves. Posteriormente, a campanha deverá se estender a outras parcelas da população.
No sábado (5), dia de mobilização nacional contra a gripe, as UBSs da cidade irão funcionar exclusivamente para a vacinação contra a gripe e, ainda, para prevenção da saúde bucal dos idosos, no horário das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde informa que as pessoas acamadas e sem condições de se locomover até a unidade devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS mais próxima.
A imunização será em dose única, com exceção das crianças, que devem receber duas doses. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda, 30 dias depois. Além de proteger contra os vírus mais comuns da doença, a vacinação dará imunidade para a Influenza A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina diminui a incidência de outras doenças que podem surgir junto com a gripe, como a pneumonia.
A meta da Prefeitura é imunizar 80% do público-alvo, seguindo determinação do Ministério da Saúde. No município, devem receber a vacina 74 mil pessoas a partir de 60 anos, 16,8 mil crianças entre seis meses e um ano de idade e 10,7 mil grávidas.
O endereço das UBSs pode ser acessado no site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br. Informações pelos telefones 11-4128-7745 e 11-4128-7758.
Saiba mais sobre a vacina:
• A vacina nunca provoca gripe e quando isso ocorre é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus;
• A medicação raramente provoca reações, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas leves como febre, dor no corpo, além de dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação;
• Não pode tomar a vacina quem já apresentou reações alérgicas graves à dose anterior da medicação contra a gripe;
• A pessoa fica protegida contra a doença após 15 dias da aplicação;
• Mesmo quem tomou a vacina em anos anteriores deve se imunizar.
|