Com o intuito de incentivar os munícipes a dar uma destinação correta para os resíduos de construção civil, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, entregou na sexta-feira (10/12) o segundo ecoponto para resíduos de construção civil do município, na Rua dos Tangarás, 867, Parque dos Pássaros.
No local, estão disponíveis duas caçambas para que os resíduos sejam depositados separadamente, uma para materiais recicláveis (tijolos, blocos, telhas, argamassa, concreto, madeira, solo) e outra para não recicláveis (gesso, tintas, vidro, espuma, lâmpadas, louça, solventes, óleos). Cada pessoa poderá depositar 1m³ de entulho por obra, equivalente a uma caixa d´água de mil litros, e será necessário preencher no local uma declaração informando o tipo da obra executada e a quantidade de resíduos entregues.
A proposta da Administração é estabelecer uma nova gestão e manejo integrado de resíduos no município. "Além dos resíduos de construção, a população pode deixar neste espaço resíduos residenciais descartados como geladeira, sofá e outros recicláveis que terão uma destinação adequada, evitando, assim, que esses materiais sejam despejados em terrenos baldios, ruas pouco movimentadas e córregos", afirmou o secretário de Gestão Ambiental. A estimativa da Administração é instalar na cidade outros 28 ecopontos, sendo mais três em espaços da Secretaria de Serviços Urbanos. O próximo será no Bairro dos Casa, previsto para daqui a três meses.
O secretário ainda destacou a importância dos coletores de reciclagem que, segundo ele, fazem um trabalho nem sempre perceptível e respeitado, mas fundamental. O coletor Antônio Basilo, morador do Jardim Santo Inácio, enfatizou a importância do ecoponto para o município. "O município precisava de um espaço desses para que a população pudesse descartar esse tipo de material e, assim, contribuir com a limpeza da cidade. Espero que os moradores colaborem, passando a utilizar esse espaço", disse.
O resíduo que for aproveitável será enviado a uma usina na cidade que faz reciclagem de material de construção. Essa matéria-prima poderá posteriormente ser reaproveitada pela Prefeitura em algumas obras.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações pelo telefone 4366-3660.
Ecopontos – Os ecopontos são contêineres para despejo de lixo reciclável espalhados pela cidade. O primeiro ecoponto voltado ao recolhimento de resíduos de construção civil foi inaugurado em junho deste ano, na Rua Guilherme de Almeida, 86, Vila Vivaldi. Em novembro, os contêiners receberam 78 toneladas de resíduos de construção, oito toneladas de resíduos residenciais e 800 quilos de recicláveis.
A administração ainda conta com 203 ecopontos para entrega voluntária de materiais como papel, plástico, vidro e metal. Os endereços estão disponíveis no site www.saobernardo.sp.gov.br.
O município dispõe ainda do ecoponto de lixo eletrônico, que recebe diversos materiais eletrônicos como TVs, rádios e utensílios para computadores, que são reaproveitados nas oficinas de montagem e configuração de computadores na Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv). O endereço é Avenida Redenção, 271, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h30. Outras informações pelo telefone 4126-3653.
|