<

 

Economia - 22/06/2023 - 12:26:54

 

Cade aprova venda da refinaria Lubnor, da Petrobras

Cade aprova venda da refinaria Lubnor, da Petrobras

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Marcos Peron / Agência Petrobras

 


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na quarta-feira (21) a venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), da Petrobras, para a Grepar Participações.

Apesar da aprovação, a Petrobras informa que existem outras condições a serem cumpridas no âmbito no processo. O conselho determinou que seja assinado um Acordo em Controle de Concentração, porque o grupo dono da Grepar opera também na distribuição de asfaltos, derivado produzido pela refinaria.

A venda faz parte da privatização de refinarias da Petrobras, iniciada em 2019, como parte do plano de desinvestimentos promovido nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. Na época, a gestão da empresa justificou que a venda de refinarias visava à concentração em ativos de maior rentabilidade e a dar mais competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil.

Para seguir com o processo, a Petrobras precisou assinar, em 2019, um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) junto ao Cade, que previa a venda de oito das 13 unidades de refino da empresa, que respondiam por cerca de 50% da capacidade de refino da estatal.

As oito unidades incluídas no processo foram a Unidade de Industrialização do Xisto, e as refinarias Abreu e Lima, Landulpho Alves, Gabriel Passos, Presidente Getúlio Vargas, Alberto Pasqualini e Isaac Sabbá, além da Lubnor.

Dessas, tiveram as privatizações concluídas a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), a Landulpho Alves (Rlam) e a Isaac Sabbá (Reman).

Já as refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar) e a Alberto Pasqualini (Refap) chegaram a receber propostas, mas o processo de venda não avançou. A Refinaria Gabriel Passos (Regap) teve seu processo encerrado sem que houvesse venda, e continua em posse da Petrobras.

;

Negócio faz parte da privatização de refinarias da estatal

Negócio faz parte da privatização de refinarias da estatal



Últimas Notícias




Ministros de Finanças do G20 se reúnem em São Paulo nesta semana


Rayssa é vice na etapa de Paris do Street League


Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20


Oposição protocola pedido de impeachment de Lula na Câmara


Referência do automobilismo, Wilsinho Fittipaldi morre aos 80 anos


Adiamento de reoneração para 2025 será negociado em projeto de lei