Educação - 07/10/2017 - 19:29:12

 

Hora do Enem traz dicas de redação, matemática e química e vídeos em Libras dão dicas para surdos

Hora do Enem traz dicas de redação, matemática e química e vídeos em Libras dão dicas para surdos

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 


Nesta semana, o programa Hora do Enem vai trazer revisões de questões e temas que ajudam o estudante a se preparar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 5 e 11 de novembro. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, às 7h, 13h e 18h, na TV Escola. Os episódios também ficam disponíveis no canal da emissora no YouTube.

Nesta segunda-feira (9), os professores Hugo Leonardo e Diego Viug revisam uma questão de matemática sobre coordenadas no plano cartesiano. Também haverá um bate-papo com o indígena Elias Oliveira, da aldeia Marubo. Na terça-feira (10), os professores Silvério Ortiz e Ênio Mendes revisam uma questão do exame de 2013 sobre filosofia moderna e o filósofo André Martins falará sobre futebol.

Na quarta-feira (11), os professores Gustavo Gavião e Rodrigo Retka destacam como as questões do Enem abordam a arte medieval. O episódio do feriado de 12 de outubro tem como tema a química para conservar e restaurar a arte, com o professor Daniel Aguiar. Também haverá uma aula sobre termoquímica com os professores João Carlos Terreso e Binho Cardoso.

Na sexta-feira (13), os professores Bernardo Augusto e Paulo Andrade ensinam como usar as questões de filosofia do Enem para pensar em argumentos para construir uma boa dissertação. Eles também mostram como o pensamento dos filósofos ajuda a construir uma redação nota mil.

Vídeos em Libras trazem orientações e dicas sobre o Enem para surdos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em seu canal no Youtube vídeos com dicas e orientações para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltados para candidatos surdos ou pessoas com deficiência auditiva. Este é o primeiro ano que o Enem terá videoprovas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os vídeos já disponíveis trazem orientações gerais sobre o exame, explicando como será a videoprova e também dicas sobre o que levar, documentos permitidos, objetos proibidos e horários das provas. O Inep também trabalha em uma cartilha de redação em Libras.

O instituto lançou ainda uma campanha em Libras nas suas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, com vídeos que trazem informações variadas sobre o Enem, da mesma forma como é produzido para os participantes ouvintes. Depois da aplicação do exame, aqueles que usarem o novo recurso também terão a oportunidade de avaliar a videoprova por meio de um videoquestionário.

Videoprova

Na videoprova traduzida em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. Cada participante receberá um notebook para fazer o exame, e a prova será aplicada em ambientes preparados para garantir sigilo, autonomia e segurança.

O Enem 2017 recebeu inscrições de 1.310 pessoas surdas e 3.683 com deficiência auditiva. Desse total, 1.635 solicitaram a videoprova. Outros 1.357 optaram por um recurso já usado em outras edições, o tradutor intérprete de libras. Outro recurso disponível para esse grupo de participantes é a leitura labial, solicitado por 895 pessoas.

 



;

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 5 e 11 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 5 e 11 de novembro

Turismo SBC


Últimas Notícias




Caetano Veloso processa MBL e Alexandre Frota por ser chamado de pedófilo


Tropicália 50 anos: A história do movimento que marcou a cultura nacional


Em congresso do Partido Comunista, presidente chinês defende reformas econômicas


Mostra de Cinema de SP chega aos 41 anos e exibe 395 filmes


Plenário rejeita medidas cautelares contra Aécio Neves e senador retoma mandato


Irmãos Batista, da JBS, viram réus por uso indevido de informação privilegiada